Preoccupations está de música nova; conheça “Death of Melody”

O segundo single do quarto disco de estúdio de Preoccupations, Arrangements, joga você dentro de um tanque de reverb cheio de neblina que muda de forma. Ele lembra os ritmos marciais das bandas de 2015, eventualmente descendo para um nível mais profundo de avant pop, uma paisagem cintilante de glamour distópico.

“Trata-se de ter uma música presa na cabeça e não ter ideia do que é, e se conduzir à beira da demência tentando descobrir o que é”, explica Flegel, “é saber e esquecer, existir no meio-termo entre o permanente e o temporário”.

Arrangements começa com a batida metálica das cordas da guitarra de “Fix Bayonets!”. É duro no começo, mas se transforma em um emocionante sprint de sintetizador. A faixa – desde seu título de chamada e primeiras frases de guitarra até sua evolução vertiginosa – prepara o palco para o que está por vir: um disco de Preoccupations que entrelaça suas origens na guitarra com seu novo trabalho baseado em sintetizadores. O resultado é Arrangements, um disco que é ao mesmo tempo o trabalho mais intenso, envolvente e divertido da banda até agora.

O trabalho em Arrangements começou no outono de 2019, quando o vocalista e baixista Matt Flegel e o guitarrista Danny Christiansen se encontraram com Munro em seu Studio St. Zo, em Montreal. Os três escreveram o material do disco e gravaram todas as faixas bases, então o baterista Mike Wallace se juntou e gravou suas partes. Ao todo, bateria, guitarra e baixo foram completados durante as sessões no Studio St. Zo. A banda planejava se reunir novamente em alguns meses e decidir o que mais as músicas precisavam.

Quando o COVID chegou, esses planos foram interrompidos. Munro estava em Calgary em turnê com seu parceiro quando as paralisações começaram, então ele acabou ficando na cidade com seus pais pelos próximos 16 meses. Ele montou um estúdio improvisado em sua casa, e o disco foi finalizado remotamente via Munro e Flegel enviando faixas em colaboração. Todos os vocais de Munro e partes de teclado foram concluídos nesta nova configuração, enquanto os vocais de Flegel foram feitos em Nova York. Graham Walsh (Holy Fuck) mixou o disco e Mikey Young (Total Control) o masterizou.

O isolamento em parte encorajou a banda a se reconectar com elementos de seus lançamentos anteriores. Munro, escondido em Calgary, “obsessivamente” dobrou os teclados nas guitarras e vice-versa, sampleou as gravações usando um antigo sampler de teclado Ensoniq e fez novas partes dos samples. Enquanto Munro estava comprometido em tornar os teclados a peça central dos lançamentos de 2016 e 2018 da banda, desta vez, a guitarra voltou aos holofotes – um instrumento que ele descreve como mais divertido e visceral de tocar. A guitarra de Christiansen está em uma afinação única por quase todo o disco, borrando e manchando as faixas enquanto os riffs de afinação padrão de Munro fornecem melodia e clareza.

O título do álbum — como o do LP New Material de 2018 — é literal e atrevido, um forte contraste com a estética sonora da banda. Tendo terminado inteiramente por conta própria, a banda decidiu lançar o álbum fora do Canadá. Os conspiradores de longa data, Flemish Eye, cuidarão do lançamento canadense do disco.

Tematicamente falando, Arrangements é sombrio e direto: “As letras são bastante evidentes e autoexplicativas neste, mas é basicamente sobre o mundo explodindo e ninguém dando a mínima”, diz Flegel.

Com Arrangements, Preoccupations habita com confiança a distopia que foram cuidadosamente criando desde sua gênese musical. Em uma sala com janelas fechadas com fita adesiva, com apenas um pequeno ponto de luz irradiando do outro mundo para a parede oposta – de cabeça para baixo e borrado, mas reconhecível o suficiente para enchê-lo de familiaridade calorosa e nostalgia de origens desconhecidas.

Redação 89: