Promoção - EU QUERO IR AO SUMMER BREEZE 89

Facebook lança novo esquema de compartilhamento de receitas musicais em vídeos

Redação 89

Facebook lança novo esquema de compartilhamento de receitas musicais em vídeos imagem divulgação

O Facebook acaba de anunciar um novo esquema chamado “Music Revenue Sharing” ou “Compartilhamento de Receitas Musicais”, que permitirá que criadores de conteúdo monetizem seus vídeos na plataforma de mídia social ao usarem músicas lançadas comercialmente. De acordo com o Blog do Facebook, qualquer renda de anúncio gerada em torno desses vídeos compartilhados será dividida entre o criador do conteúdo, a Meta (empresa que controla a rede social) e as gravadoras/distribuidoras.

“Com o Compartilhamento de Receitas Musicais, os criadores de vídeos podem criar e compartilhar vídeos com músicas de um catálogo expansivo de canções licenciadas sem se preocupar se a música foi licenciada pelos detentores de direitos. Os criadores de vídeo receberão 20% da receita em vídeos elegíveis, com uma parte separada indo para os detentores de direitos [da música] e para a Meta”, diz o texto do blog.

Há algumas limitações nesse novo esquema do Facebook porque todo o conteúdo criado deve satisfazer as políticas de monetização da plataforma, padrões comunitários e diretrizes musicais. Para participar do Compartilhamento de Receitas Musicais, os criadores de vídeo devem ser elegíveis para anúncios no fluxo e atender aos padrões de elegibilidade de monetização, algo que ainda não foi detalhado. Além disso, o vídeo para este novo esquema do Facebook deve ter 60 segundos ou mais e carregado em uma página da própria rede social com a música em destaque buscada em sua biblioteca

Essa movimentação do Facebook tem relação com a evolução das plataformas de mídia social que estão aprimorando suas ferramentas de upload de conteúdo. Como muitas delas são voltadas ao universo da música, não há como fugir de acordos com gravadoras e distribuidores e o compartilhamento das receitas com quem cria o conteúdo.



COMPARTILHE


NOTÍCIAS RELACIONADAS