Promoção - EU QUERO IR AO SUMMER BREEZE 89

Ben Harper lança novo álbum e libera clipe do single “Need To Know Basis”

Redação 89

Ben Harper lança novo álbum e libera clipe do single “Need To Know Basis” Foto: Jacob Boll

O cantor Ben Harper lançou nesta sexta-feira (22) o videoclipe de seu novo single “Need To Know Basis”, com imagens exclusivas dos bastidores filmadas no início deste mês no mundialmente famoso Paradiso de Amsterdã, na Holanda.

Produzido por Harper e Sheldon Gomberg, “Need To Know Basis” marca o último single do novo álbum Bloodline Maintenance, que acaba de chegar às plataformas digitais via Chrysalis Records.

O disco novo vê Harper executando a maioria dos instrumentos por conta própria, com guitarra, baixo, bateria e uma eclética variedade de percussões, incluindo um brinquedo de plástico. Seu 17º LP de estúdio – e o primeiro desde o instrumental de 2020 Winter is for Lovers – e o primeiro álbum solo não-instrumental com novas canções desde 2016. Bloodline Maintenance é ainda alimentado pela assinatura de aço lapidado de Harper, sobrealimentado por um poderoso amplificador Dumble criando um tom verdadeiramente indisciplinado que Harper descreve como “uma espécie de fusão de Robert Johnson e Jimi Hendrix”.

“Era como se eu estivesse avançando e me aventurando em lugares onde nunca havia estado antes”, diz ele. “Levando tudo o que aprendi de todos os outros registros e meio que incendiando tudo isso para começar tudo de novo. E eu sabia que os sons que estava ouvindo na minha cabeça eram tão pouco ortodoxos que eu mesmo tinha que fazer a maior parte”, destaca o cantor.

Sobre o single “Need To Know Basis”, ele mostra o som característico do Clavinet, interpretado pelo lendário tecladista Larry Goldings (James Taylor, John Mayer, Steve Gadd). “É uma espécie de herói não contado da música soul”, diz Harper, que acrescenta: “Tornou-se famoso pela introdução à ‘Superstition’ de Stevie Wonder, que foi provavelmente a primeira música que meu pai tocou para mim. Eu trouxe Larry e tivemos uma explosão absoluta. ‘Need To Know Basis’ é sobre como é difícil para algumas pessoas dizerem eu te amo, e como as pessoas podem estar esperando para ouvir isso delas. O baixo é acompanhado por um violão de sombras de baixo, que foi algo que aprendi com Al Anderson do The Wailers”.



COMPARTILHE


NOTÍCIAS RELACIONADAS