Promoção - EU QUERO IR AO SUMMER BREEZE 89

Álbum “Mamonas Assassinas” completa 27 anos de seu lançamento

Redação 89

Álbum “Mamonas Assassinas” completa 27 anos de seu lançamento imagem divulgação

Uma mistura, até então impensável, de heavy metal, baião e música brega romântica, culminou numa ascensão incrível ao sucesso de uma banda formada por cinco jovens de Guarulhos, os Mamonas Assassinas.

O disco de estreia homônimo do grupo foi lançado há exatos 27 anos, em 23 de junho de 1995, e rapidamente caiu no gosto da juventude da época com músicas escrachadas, como “Vira-Vira”, “Pelados em Santos” e “Robocp Gay”, que começaram a tocar a todo vapor nas emissoras de rádio.

O público que adquiria o disco de 14 faixas, se deparava com criações ainda mais saborosas, como “Sabão Cra-Cra”, “La Vem o Alemão” e “Sábado de Sol”, além de uma pegada que remete ao grunge em “1406”, com sua letra mergulhada na crítica ao consumismo. O título faz referência ao número (011) 1406, que era uma espécie de shopping eletrônico dos anos 1990 para a compra de coisas banais.

É incrível saber que no espaço de cerca de nove meses, já que todos os integrantes da banda morreram num acidente aéreo em 2 de março de 1996, uma banda tenha entregado um trabalho de estreia e se tornado o principal nome do segmento no Brasil.

De acordo com o produtor do álbum, Rick Bonadio, a concepção do trabalho rolou a partir de uma brincadeira despretensiosa do vocalista Dinho. Bonadio relembrou esse momento numa entrevista para a 89 FM em 2019: “A gente gravou Utopia e as músicas eram muitas sérias, era aquele rock caretão e tentamos trabalhar isso… e a coisa não andou. Depois, num dia de brincadeira, o Dinho gravou uma música que era ‘Pelados em Santos’, numa versão meio Reginaldo Rossi. Então eu pensei ‘se misturar isso com o rock do Utopia, talvez role uma onda’”.

O álbum Mamonas Assassinas vendeu mais de um milhão e oitocentas mil cópias no Brasil e foi certificado com disco de diamante pela Associação Brasileira dos Produtores de Discos (ABPD).



COMPARTILHE


NOTÍCIAS RELACIONADAS