Promoção - EU QUERO IR AO SUMMER BREEZE 89

Stella Donelly anuncia novo álbum e lança videoclipe do single “Lungs”

Redação 89

Stella Donelly anuncia novo álbum e lança videoclipe do single “Lungs” imagem divulgação

A musicista australiana Stella Donnelly retorna, anunciando seu segundo álbum, Flood, que será lançado em 26 de agosto via Secretly Canadian, e seguido de uma turnê mundial. Em conjunto, ela apresenta o primeiro single/vídeo do álbum, “Lungs”. Após Beware of the Dogs, de 2019, Flood é o disco de redescoberta de Donnelly: o produto de meses de experimentação arriscada, momentos difíceis de introspecção e muita transição. Como os pássaros que se espalham pela capa, Donnelly está entrando em território inexplorado, aprendendo quem ela é como artista e quão abundante um indivíduo pode ser.

Durante seu tempo nas florestas tropicais de Bellingen, na Austrália, uma das muitas cidades em que viveu ao longo de seu tempo escrevendo este álbum, Donnelly passou a observar pássaros. Ao prestar mais atenção ao mundo natural ao seu redor, ela foi “capaz de perder aquela sensação de reação de qualquer pessoa a mim. Esqueci quem eu era como música, o que foi uma experiência de apenas ser; sendo meu pequeno eu.” A reconexão com o “pequeno eu” permitiu que Donnelly explorasse poços criativos que ela não sabia que existiam; ela escreveu 43 faixas enquanto se mudava de Bellingen e ao redor do país. “Tive tantas oportunidades de escrever coisas em lugares estranhos”, comenta Donnelly, tendo passado por Fremantle, Williams, Guilderton, Margaret River e Melbourne. “Muitas vezes eu não tinha escolha sobre onde eu estava. Não há como negar que não poder ter sua família com o fechamento de fronteiras, isso amplia as partes de sua vida com as quais você se importa.”

Com novos locais vieram novas abordagens. Donnelly escreveu com os membros da banda Jennifer Aslett, George Foster, Jack Gaby e Marcel Tussie, que às vezes parecia uma peça experimental, e coproduziu o disco ao lado de Anna Laverty e Jake Webb, do Methyl Ethyl, que ajudaram a promover uma importante espontaneidade no estúdio. Ela se afastou de escrever em uma guitarra elétrica, como havia feito no passado, e mudou-se para o piano, imbuindo seu novo trabalho com uma fluidez e vulnerabilidade que condiz com a natureza introspectiva do disco. Donnelly não tocava muito piano desde a infância e havia algo maravilhosamente divertido e pungente em subir de volta no banco do piano e encontrar seus dedos. Flood se diverte com isso.

Ao longo do álbum, Donnelly olha para a história e se pergunta de onde ela veio e para onde ela irá em seguida. Na abertura de “Lungs”, ouvimos ela implorar: “History again teach me like a friend what you know and why,” e essa curiosidade se estende a muitas das músicas que exploram relacionamentos, sejam eles familiares, românticos ou platônicos. “Adoro observar a dinâmica humana”, diz Donnelly. “Dinâmicas entre velhos melhores amigos, ou dinâmicas entre colegas de casa, ou um relacionamento em que as duas pessoas terminaram e não se falam há anos. Eu gosto de entrar na mente de alguém que todos nós já fomos em algum momento.” Esse interesse se expressa de uma maneira única no disco, já que Donnelly regularmente “brinca de se fantasiar”, adotando diferentes rostos e personas para ajudá-la a destilar seu eu mais verdadeiro. Em “Lungs” ela escreve do ponto de vista de uma criança cuja família acaba de ser despejada.

Donnelly codirigiu o vídeo de “Lungs” com Duncan Wright. Ela comenta: “Baseada vagamente nos pássaros da capa do meu álbum, a personagem que interpreto de vermelho é um adulto vacilante, dando o melhor de si com seu novo conjunto de pernas e responsabilidades, tentando fazer com que pareça fácil, mas muito instável. Queria que este vídeo celebrasse a criança, firme em seus pontos de apoio, intimidadoramente honesta, é a força e o poder deste vídeo, não importa o quanto eu tente me afirmar como o líder. O clipe é coreografado pelas amigas de infância de Donnelly, as irmãs Billie, Nikki e Stevie Tanner, que dirigem a Tanner Dance Academy. Grace Goodwin, que produziu e estilizou o clipe, foi fundamental na criação do meu personagem e na criação de um ponto de diferença entre isso e meu eu infantil.”

Assista abaixo ao videoclipe de “Lungs”:



COMPARTILHE


NOTÍCIAS RELACIONADAS