Iron Maiden: álbum “Fear Of The Dark” completa 30 anos

Considerado um dos maiores álbuns do Iron Maiden, Fear Of Te Dark, foi lançado há exatos 30 anos, em 11 de maio de 1992. Esse nono trabalho de estúdio da banda se caracterizou por apresentar algumas experimentações como na balada “Wasting Love”.

O disco, gravado no Barnyard Studios de Essex, na Inglaterra, e produzido por Martin Birch e Steve Harris, é amplamente conhecido pela sua épica faixa-título, que se tornaria um dos maiores clássicos do rock. No entanto, canções como “Be Quick Or Be Dead” e “From Here To Eternity” são componentes que fizeram o álbum ser bem aceito por crítica e público, a ponto de ser considerado um retorno da banda após o fraco desempenho de vendas de No Prayer For The Dying, de 1990.

Fear Of The Dark, que marca o último trabalho de Bruce Dickinson nos vocais da banda até seu retorno em 1999, traz um retrato da sociedade do início dos anos 1990, que vivia a tensão pela Guerra do Golfo, retratada na faixa “Afraid to Shoot Strangers”, enquanto que “Fear is the Key” aborda o medo da aids nas relações sexuais, numa canção escrita na época que a banda soube da morte de Freddie Mercury, vocalista do Queen. “Ninguém se importa até que alguém famoso morra”, diz um trecho da letra.

Sobre a arte de capa, o mascote Eddie surge como uma espécie de figura de árvore de Nosferatu olhando para a lua, marcando o primeiro trabalho do gênero não assinado por Derek Riggs. Com o propósito de “atualizar Eddie para a nova década”, o Iron Maiden utilizou a imagem assinada pelo ilustrador Melvyn Grant.

Fear Of The Dark foi gravado por Bruce Dickinson nos vocais, Dave Murray e Janick Gers nas guitarras, Steve Harris no baixo e Nicko McBrain na bateria.

This post was last modified on 10 de maio de 2022 12:03

Redação 89: