AMPARA Silvestre comanda Desafio da Natureza Urbana 2022 em SP

O Desafio da Natureza Urbana (City Naturale Challenge -CNC) é um evento Global que pretende trazer a Natureza para perto do Cidadão, ao motivar pessoas de todo o mundo a encontrar e documentar a vida selvagem em suas cidades.

Iniciado em 2016, como uma competição entre São Francisco e Los Angeles, o CNC é coordenado pelas equipes de Ciências Comunitárias da Academia de Ciências da Califórnia e do Museu de História Natural do Condado de Los Angeles. O CNC é uma bioblitz global anual onde as cidades participantes entram em uma competição colaborativa com um objetivo comum, reunir o máximo de pessoas em volta da vida selvagem das cidades e documentar o maior número de espécies.

O evento de 2022 conta com mais de 450 cidades de mais de 40 países ao redor do mundo, e São Paulo não poderia ficar de fora. O Desafio da Natureza Urbana São Paulo 2022 está sendo organizado pela AMPARA Silvestre, em parceria com a Prefeitura. O Objetivo é colocar São Paulo no mapa global da biodiversidade urbana. Saiba mais detalhes do projeto AQUI.

Durante os 4 dias do desafio, de 29 de abril e 02 de maio, a expectativa é que o cidadão paulistano dedique um tempo para observar, reconhecer e contemplar a biodiversidade de São Paulo. Para isso, a AMPARA Silvestre organizou diferentes atividades para os já praticantes e para aqueles que nunca tiveram a experiência de observar a natureza.

Para divulgar e orientar as pessoas, a organização do projeto montou ativações em 3 parques urbanos, parque do Carmo (Zona Leste), Parque da Aclimação (Zona Sul/Centro) e Parque Chácara do Jokey (Zona Oeste). Nestes locais o cidadão vai poder aprender e conhecer um pouco da diversidade presente na cidade de São Paulo e ainda participar de uma bioblitz com monitores, para registrar plantas, insetos, pássaros e outros seres vivos, com o auxílio de um app (iNaturalist). Confira a programação completa do Desafio da Natureza Urbana no site : https://www.amparanimal.org.br/desafio-programacao. O mais legal é que estes registros feitos por cada cidadão, vão contribuir diretamente com base de dados de pesquisa – estimulando uma tendência mundial a ciência cidadã.

Com a realização do Desafio da Natureza Urbana, a AMPARA Silvestre visa aproximar o paulistano da biodiversidade do seu quintal, trazer uma visão mais colorida e viva da nossa cidade. Existem mais de mil espécies de animais catalogadas para São Paulo, mas poucos paulistanos sabem desse potencial. Esse contato, certamente, vai ampliar a percepção do cidadão para a fauna e desestimular a compra de animais, e estimular a observação – ferramenta fundamental para a conservação da nossa biodiversidade.

São Paulo tem potencial de ser a metrópole com a maior biodiversidade urbana registrada durante o evento, e só vamos conseguimos atingir essa posição, com o apoio da nossa população.

Além do desafio de registrar as espécies, a AMPARA e a Prefeitura estão promovendo um workshop para trazer especialistas na biodiversidade de sampa e outros temas entre os dias 25 ao 28 de abril. Para participar do workshop basta fazer a sua inscrição AQUI.

Além de São Paulo, outras 11 regiões brasileiras estão participando do evento de 2022: Alta Floresta, MT; Manaus, AM; Brasília, DF; Sinop, MT; Rio de Janeiro, RJ; Poconé, MT; Porto Alegre, RS; Rio Branco, AC; Mesorregião Oeste de SC; e Litoral do Pará.

This post was last modified on 27 de abril de 2022 12:03

Redação 89: