Promoção - EU QUERO IR AO SUMMER BREEZE 89

Ouça “Everything Was Beautiful”, novo álbum do Spiritualized

Redação 89

Ouça “Everything Was Beautiful”, novo álbum do Spiritualized imagem divulgação

O Spiritualized acaba de lançar seu novo álbum, Everything Was Beautiful com 7 novas faixas via Bella Union. A música principal desse lançamento é “Best Thing You Ever Had”.

Enquanto algumas pessoas implodiram durante o lockdown da epidemia, outras estavam prosperando. “Eu me senti como se estivesse treinando para isto durante toda minha vida” disse J Spaceman em uma conversa de texto em junho passado.bEle estava se referindo ao seu carinho pelo isolamento e quando você renomeia a solidão como “bela solidão”, então não é tão ruim assim. Ele andava por uma “Londres romana” vazia onde “até as sirenes tinham parado de cantar” e onde o mundo estava “cheio de canto de pássaros e estranheza, sem trilhas”.

Spaceman toca 16 instrumentos diferentes em Everything Was Beautiful, que foi concebido em 11 estúdios diferentes, bem como em sua casa. Também empregou mais de 30 músicos e cantores incluindo sua filha Poppy, o colaborador de longa data e amigo John Coxon, seções de corda e latão, coros e sinos da fundação Whitechapel Bell. Portanto, há muita coisa acontecendo.

“Havia tanta informação sobre ela que o menor movimento a desequilibraria, mas andar em círculos é importante para mim. Não é como se você estivesse se descontrolando em espiral, mas você está dando voltas e voltas e a cada revolução você se agarra ao bem a cada vez. Claro, você também comete erros, mas também se agarra a alguns deles e é assim que você… consegue. Bem, você chega lá”.

Eventualmente, os mixes chegaram lá e tudo ficou bonito. O resultado são algumas das gravações sonoras mais “ao vivo” que o Spiritualized lançou desde o disco Live At The Albert Hall de 1998, por volta da época de Ladies & Gentlemen, We Are Floating In Space.

A faixa de abertura “Always Together With You” é uma reformulação de uma faixa originalmente lançada em qualidade de demonstração em 2014. Esta nova versão é uma canção perfeita do Spiritualized; uma canção pop de tirar o fôlego, com um som psicodélico, onde temas de alto romance e viagens espaciais colidem. Em um dos mais sublimes refrões da carreira da banda, os cantores de apoio gritam “se você tem que ter um coração solitário também”.

Em “Best Thing You Never Had”, encontramos personagens que explodiram sua mente mas que “nunca tiveram a mente para explodir” sobre a instrumentação de apoio que soa como uma banda de cortejo fúnebre de Nova Orleans que tem bebido a noite toda.

Spaceman: “Quando estávamos mixando, eu confiava um pouco no que eu sabia de ‘Ladies and Gentlemen’.., que se você começar a jogar mixes juntos, isso deixa de soar como o que você já sabe do passado. Algumas pessoas têm um método de fazer discos, como emperrar tijolos de Lego juntos em algo que já sabem, mas eu queria fazer isso de forma diferente.

“E como o último disco (And Nothing Hurt) foi feito para sair e tocar ao vivo, nós fizemos a mesma coisa com isto, mas ainda mais. Tentamos tocar coisas deste álbum ao vivo antes, mas nunca funcionou realmente, mas agora temos o disco como queremos que seja, temos algo para lançar”.

De todas as canções em Everything Was Beautiful, as três contidas no lado b são as que já soam próximas à intensidade dos shows ao vivo do Spiritualized. A peça final do processo de gravação envolveu a adição de alguns clarinetes e vocais para dar “tudo uma sensação de caos adequado”.

Spaceman escreveu a letra de “The Mainline Song” uma noite enquanto assistia na TV aos protestos que aconteciam na América. E se essa faixa é como dirigir seu carro muito rápido com aquele que você ama em uma cidade que você nunca esteve antes, então a seguinte música “The A Song (Laid In Your Arms)” está tirando essa coisa do limite do mundo.

A última canção (nove minutos) “I’m Coming Home Again” lembra a atmosfera de “Cop Shoot Cop” de Ladies and Gentlemen; uma canção de choro, repetitiva, animada por um coro para se aprofundar e escurecer com o tempo, com letras como: “Estou meio farto da filosofia porque estou pensando que estou, mas estou falhando em ser”.

“A última música sempre foi sobre o que o álbum girava em torno. Eu queria que fosse quase como um Dub, algo que apenas soltasse no ar”. E você pode voltar e fazer tudo de novo, porque há tantas camadas de som neste álbum que ouvi-lo uma única vez não seria o suficiente.

Ouça AQUI ou utilize o player abaixo:



COMPARTILHE


NOTÍCIAS RELACIONADAS