Como Ajudar
Especial U2

Estudo diz que cirurgiões que ouvem AC/DC são mais rápidos e precisos

Redação 89

Estudo diz que cirurgiões que ouvem AC/DC são mais rápidos e precisos imagem divulgação

Um novo estudo comandado por pesquisadores da Universidade de Heidelberg, na Alemanha, descobriu que os cirurgiões que ouvem músicas do AC/DC têm um melhor desempenho em suas intervenções médicas.

Com o título de “Efeito do Gênero e amplitude da música durante a cirurgia laparoscópica”, a pesquisa analisou a atuação dos profissionais durante a laparoscopia, uma operação realizada no abdômen ou pélvis utilizando pequenas incisões com o auxílio de uma câmera.

Detalhando o propósito de seu estudo, eles escreveram: “A música é frequentemente tocada em centros cirúrgicos. Na literatura, os efeitos da música sobre cirurgiões são controversos. Nosso objetivo foi investigar o efeito de diferentes gêneros musicais e amplitudes na performance laparoscópica”.

Os cirurgiões foram submetidos a três cenários para realizar operações, o primeiro sem nenhuma trilha sonora; o segundo com soft rock dos Beatles, em volume alto e volume baixo; e o terceiro com hard rock do AC/DC, também em volumes alto e baixo.

Os testes descobriram que quando os cirurgiões ouviam faixas do AC/DC em alto e bom som como “Whole Lotta Rosie” e “Back in Black”, eles quase dobraram sua velocidade em certas tarefas e conseguiram ser 5% mais precisos. A música dos Beatles também teve efeitos positivos, no entanto, esse resultado não causou impacto com o volume alto.

Escrevendo no jornal Langenbeck’s Archives of Surgery, a pesquisadora principal Cui Yang disse: “Nossos resultados mostram que tanto o soft rock quanto o hard rock podem melhorar o desempenho do cirurgião. Para o hard rock, o efeito positivo foi especialmente perceptível quando a música foi tocada em volume alto”.

A conclusão do estudo diz que um gênero musical geralmente bem aceito no volume certo tem o poder de melhorar o desempenho de cirurgiões durante laparoscopias.



COMPARTILHE


NOTÍCIAS RELACIONADAS