SUPERBANNER BONÉ RS

Titãs, Ultraje a Rigor, Camisa de Vênus e Ira! se apresentam neste domingo no Rock Brasil 40 Anos

Redação 89

Titãs, Ultraje a Rigor, Camisa de Vênus e Ira! se apresentam neste domingo no Rock Brasil 40 Anos imagem divulgação

Festival Rock Brasil 40 anos homenageia o rock paulista neste domingo, 10 de abril. O dia conta com apresentações de três grandes bandas formadas em São Paulo, Titãs, Ira! e Ultraje a Rigor, que vão subir ao palco para agitar o Memorial da América Latina – a última está há pelo menos cinco anos sem se apresentar para o público. O grupo Camisa de Vênus, formado em Salvador, também promete animar o público com suas grandes músicas, entre elas “Eu Não Matei Joana d’Arc” e “Hoje”.

A banda liderada por Tony Bellotto e Sergio Britto também é tema do filme “Titãs — A Vida Parece Uma Festa”, que será exibido no CCBB-SP dia 11 de abril, às 18h30. Ainda há ingressos disponíveis no site Ingresso Certo, com valores a partir de R$ 110. A abertura dos portões será às 14h e os shows começam a partir das 15h.
Os estandes VIBRA e OUROCARD também são opções de diversão para quem estiver no Memorial da América Latina neste domingo. O espaço da Vibra oferece diferentes opções de videogames musicais, como Guitar Hero, para quem quiser sentir a energia e protagonizar um show de rock. O segundo espaço traz um pouco da programação do evento que está no CCBB por meio de fotos e exibição de filmes em cartaz, a diferença é que o vídeo está sem som, buscando uma experiência contemplativa.

O festival Rock Brasil 40 Anos é a maior homenagem de todos os tempos ao rock nacional dos anos 80 e já teve etapas históricas no Rio de Janeiro em outubro de 2021 e em Belo Horizonte em janeiro e fevereiro. Até o dia 21 de abril, o evento vai reunir no Memorial da América Latina artistas as bandas que marcaram a cena musical na década de 80. Paulo Ricardo, CeLeeBration (de Beto Lee), Humberto Gessinger, Blitz, Frejat, Nando Reis, Arnaldo Antunes e Marina Lima encerram o festival no palco principal. (Programação completa disponível no site).

O festival ocupa três espaços na capital paulista. Além dos shows para 10 mil pessoas no palco principal (de 34 x 12 metros) montado na parte externa do Memorial da América Latina numa área de 6.400 metros quadrados com praça de alimentação, postos médicos e uma pop up store Osklen Music, a programação se estende ao CCBB SP (com palestras do jornalista e crítico Nelson Motta, mostra de cinema e espetáculos musicais) e ao Edifício Banco do Brasil (Torre Matarazzo), onde acontecem duas exposições com entrada franca. Todos os protocolos sanitários exigidos pela Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria de Saúde e Vigilância Sanitária, serão seguidos à risca para garantir a segurança do público.

MOSTRA DE CINEMA – Com entrada franca, a mostra de cinema no CCBB vem recheada de títulos, entre documentários e filmes de ficção. São eles: o documentário “Os Quatro Paralamas” (2020), com direção de Roberto Berliner e Paschoal Samora, que fala sobre a banda, desde seu início em 1983, passando pela relação entre os três integrantes e, também, o empresário José Forte; “Cazuza – O Tempo não Para” (2004), com direção de Sandra Werneck e Walter Carvalho; “Blitz – O Filme” (2020), de Paulo Fontenele, que conta a trajetória da primeira band de pop-rock a se consagrar no Brasil; “Somos Tão Jovens” (2013), uma cinebiografia de Renato Russo, vocalista do Legião Urbana, com direção de Antonio Carlos da Fontoura; “Barão Vermelho – Por que a gente é assim?” (2007), documentário com direção de Mini Kert; e “Titãs – A Vida Até Parece Uma Festa” (2009), documentário dirigido por Oscar Rodrigues Alves e Branco Mello.

ESPETÁCULOS MUSICAIS — Para garantir ao público uma experiência completa, o Rock Brasil 40 Anos programou também no CCBB uma série de espetáculos consagrados, além da montagem inédita da ópera-rock ”Cazas de Cazuza”, dirigida por Rodrigo Pitta, com os maiores sucessos da carreira do cantor. A programação traz ainda a apresentação de espetáculos musicais consagrados: “Cássia Eller – O Musical”, “Renato Russo – O Musical” e “Cabeça, Um Documentário Cênico”.

EXPOSIÇÕES – No Edifício Banco do Brasil (Torre Matarazzo), na Avenida Paulista, acontecem duas exposições gratuitas. A primeira traz uma seleção de cerca de 60 fotos de artistas e personalidades que representam o Rock Brasil, clicadas ao longo das últimas décadas por Cristina Granato, um dos maiores nomes do fotojornalismo brasileiro. A segunda é uma exposição de arte com obras de Luiz Stein e Zé Carratu, artistas plásticos que surgiram junto com o rock brasileiro dos anos 80.

VIDEO MAPPING – O público poderá conferir ainda vídeo mappings temáticos em 3D, criados pelo artista multimídia Batman Zavareze, mostrando imagens de bastidores e os melhores momentos do rock nacional dos anos 80. As projeções acontecem aos domingos, no Memorial da América Latina.

LOJA OFICIAL – A loja será o ponto de venda exclusivo de uma edição limitada de t-shirts da Osklen Rock Brasil 40 Anos, com cinco modelos que celebram o gênero musical com estampas únicas criadas pelos designers da marca. Quem comprar uma camiseta vai ganhar um gift único: uma palheta de guitarra da Osklen. O preço das T-shirt será de R$ 197,00.

Com patrocínio Ourocard e Vibra Energia, e realização do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) e da Peck Produções, o festival Rock Brasil 40 Anos terá ainda outra etapa no Rio de Janeiro, na Marina da Glória, e encerra sua primeira edição no CCBB de Brasília, com uma enorme programação musical e cultural que se estende até junho de 2022.



COMPARTILHE


NOTÍCIAS RELACIONADAS