R.E.M.: Michael Stipe participa de novo single do rapper Mykki Blanco

O rapper americano Mykki Blanco começa 2022 com o lançamento do novo single “Family Ties (feat. Michael Stipe).” A faixa – etérea, celestial e contemplativa – foi disponibilizada em todos os serviços de streamings através da Transgressive Records. O vídeo de “Family Ties” foi dirigido por Kit Monteith. Filmado no norte da Inglaterra e também conta com uma rara aparição de Michael Stripe., vocalista do R.E.M..

Mykki diz sobre este lançamento: “‘Family Ties’ é a primeira música em que eu encontrei minha voz sonoramente e quero dizer isso de uma maneira muito literal. É a primeira música em toda minha carreira em que estou cantando, não faço rap. Escrevi essa música sobre a relação entre meu ex-namorado e seu pai que teve problemas com doenças psicológicas. Quando a pessoa que você ama está passando por uma situação que você não pode intervir de forma alguma, ou ajudar ou ser ativo na tentativa de corrigi-la, não apenas o machuca mas dói em você. Acho que o significado central dessa música é a compaixão diante do desamparo”.

Em sua colaboração com Michael Stipe, Mykki ainda revela: “Sou fã de Michael Stipe e R.E.M desde sempre. Eu tinha o email dele e você sabe, quando você adquire o e-mail de um ícone musical vivo e pensa ‘Eu tenho, mas será que vou usar? Devo usá-la?’ FaltyDL [produtor dele] e eu demos um tiro no escuro – enviei a ele a música porque parecia que em algum universo alternativo Michael Stipe já a havia criado. Sua vontade de se apresentar e fazer parte disso significava o mundo para mim. Espero continuar fazendo boa arte e atraindo circunstâncias significativas e pessoas que fazem essa vida e a música valer a pena. Isso em tantos níveis foi um desses momentos”.

“Family Ties” foi escrito em Lisboa, Portugal e Nova Iorque e gravado pelo produtor executivo de Mykki, Falty DL (Drew Lustman). Ele diz, “À procura de um novo som voltei aos instrumentos abandonados da minha juventude, guitarra e baixo. Mykki e eu sempre conversamos sobre não mais samplear e vamos contratar músicos de estúdio. Com essa música eu tenho que coçar e tocar meu coração. Minha voz também pode ser ouvida em todo o fundo da música. Além disso, trazer Matt Blanchard no saxofone foi o momento em que a música se tornou tridimensional”.

“Family Ties” é a primeira música nova de Mykki Blanco desde o mini álbum aclamado pela crítica do ano passado, Broken Hearts & Beauty Sleep (Transgressive Records). A faixa exemplifica ainda mais a sinergia criativa que eles encontram com Falty DL desde que começaram a gravar juntos em 2018. “Family Ties” também é o primeiro single de um novo projeto, que deve ser anunciado em breve com outras turnês ao vivo.

Redação 89: