“Everybody Hurts”, do R.E.M., é eleita a “Canção Mais Triste de Todos os Tempos”
O R.E.M. apareceu em primeiro lugar na lista que mostrou as canções mais tristes de todos os tempos realizada pela OnePoll. O hit do álbum Automatic for the People, de 1992, foi seguido por “Nothing Compares 2 U”, na interpretação de Sinead O’Connor, e “Tears in Heaven”, de Eric Clapton. “I Will Always Love You”, na voz de Whitney Houston, e “Yesterday”, dos Beatles, fecham o top 5.
A pesquisa, que explorou como a música impacta o humor das pessoas, apurou que 48% disseram que a música teve um grande impacto em seus sentimentos, com 36% optando por uma música triste quando estão se sentindo nostálgicos, e 24% anseiam por músicas mais tristes após um término de um relacionamento. Pouco menos da metade dos entrevistados também admitiu que canções tristes podem até alegrar seu dia.
Ao pensar em tempos melhores, os entrevistados escolheram “Walking on Sunshine” de Katrina And The Waves, “Don’t Stop Me Now”, do Queen, e “Dancing Queen”, do ABBA, como algumas das músicas mais felizes, enquanto “Eye of the Tiger”, do Survivor e “I Will Survive”, de Gloria Gaynor, são as canções mais motivacionais. Além disso, “What a Wonderful World” de Louis Armstrong e “Let It Be” dos Beatles foram listadas pelos entrevistados como as mais relaxantes.
Em média, a pesquisa mostra que os adultos ouvem cerca de 25 músicas por dia. Os lugares mais comuns para ouvir uma boa canção são em casa, no carro e no trabalho. “A música tem uma capacidade poderosa de nos levar de volta no tempo em que associamos certas canções a momentos especiais em nossas vidas ou memórias de determinados períodos”, disse Robert Till, presidente da Associação Internacional para o Estudo da Música Popular e professor de música na Universidade de Huddersfield, no Reino Unido, que conduziu a pesquisa com 2 mil participantes.
Abaixo, a lista com as 30 canções mais tristes de todos os tempos:
- REM – “Everybody Hurts”
- Sinead O’Connor – “Nothing Compares 2 U”
- Eric Clapton – “Tears in Heaven”
- Whitney Houston – “I Will Always Love You”
- The Beatles – “Yesterday”
- Adele – “Someone Like You”
- Celine Dion – “My Heart Will Go On”
- Roy Orbison – “Crying”
- Eric Carmen – “All by Myself”
- Robbie Williams – “Angels”
- Bill Withers – “Ain’t No Sunshine”
- James Blunt – “Goodbye My Lover”
- Toni Braxton –”Unbreak My Heart”
- Eva Cassidy – “Songbird”
- Coldplay – “Fix You”
- U2 – “With or Without You”
- The Beatles – “The Long and Winding Road”
- Al Green – “How Can You Mend a Broken Heart?”
- Sam Smith – “Stay with Me”
- Amy Winehouse – “Back to Black”
- Carole King – “It’s Too Late”
- Lewis Capaldi – “Someone You Loved”
- John Lennon – “Jealous Guy”
- Simon & Garfunkel – “The Boxer”
- Gary Jules – “Mad World”
- Adele – “Easy on Me”
- Boyz II Men – “End of The Road”
- Neil Young – “Only Love Can Break Your Heart”
- Passenger – “Let Her Go”
- The Fray – “How to Save a Life”