Promoção - EU QUERO IR AO SUMMER BREEZE 89

Kevin Morby anuncia novo álbum “This Is A Photograph”

Redação 89

Kevin Morby anuncia novo álbum “This Is A Photograph” imagem divulgação

Kevin Morby anunciou This Is A Photograph, seu novo álbum que será lançado em 13 de maio pela Dead Oceans, e compartilha sua faixa-título ao lado de seu videoclipe.

O sétimo álbum de Morby o encontra fazendo um som caracterizado como Americana, retratando a vida e morte visceral, com sangue na tela. O compositor criativamente revigorado conseguiu alinhar suas melhores músicas, suas melhores performances vocais, suas letras mais incisivas e seus arranjos mais exuberantes em “This Is A Photograph”. Esta é, sem dúvida, sua magnum opus.

A história começa em janeiro de 2020 com Kevin Morby folheando distraidamente uma caixa de fotos antigas de família no porão de sua casa de infância em Kansas City. Poucas horas antes, em um jantar em família, seu pai desmaiou na frente dele e teve que ser levado às pressas para o hospital. Naquela noite, Morby ainda sentia o choque e o medo alojados em seus ossos. Então ele olhou para as imagens até que uma das imagens saltou para ele: seu pai quando jovem, orgulhoso e forte e cheio de confiança, posando em um gramado sem camisa.

“Na foto, ele parece jovem e cheio de confiança, estufando o peito para a câmera como se estivesse procurando uma briga”, explica Morby. “Não me passou despercebido que este era o mesmo baú, apenas algumas horas antes, eu tinha visto a ambulância colocar um estetoscópio enquanto ele estava deitado no chão da cozinha da casa da minha irmã.” Enquanto seu pai recuperava suas forças, Morby meditava sobre essas ideias. E então, ele foi para Memphis. Mudou-se para o Peabody Hotel e passou os dias prestando homenagem aos sonhadores que admirava; ele iria para as margens do rio Mississippi, para o local onde Jeff Buckley encontrou seu fim. Ele vagava pelo bairro onde Jay Reatard passou seu último dia e depois passava pela marquise da Stax para um breve descanso de ânimo. Em seguida, passe por Graceland, antes de atravessar a Highway 61, deixando os fantasmas chamá-lo e moldar seus próprios sonhos. À noite, ele voltava para seu quarto e documentava suas ideias em uma gravação improvisada, com apenas seu violão e um microfone. As canções, de natureza elegíaca, condizentes com tudo o que tinha visto, brotaram dele.

Mais uma vez, Sam Cohen (que produziu Singing Saw e Oh My God), dirigiu o projeto. Eles começaram no estúdio de Cohen no interior de Nova York, que ainda estava sendo construído, junto com o baterista Nick Kinsey, trabalhando nas músicas lentamente enquanto a jornada da gravação caminharia à moda de 2021, com momentos mágicos polvilhados nas navegações precárias. Com o tempo, o elenco começou a se completar. O ex-pianista de turnê Oliver Hill e sua mãe Meg e irmã Charlotte forneceram as cordas. Cochemea Gastelum (saxofone), Jared Samuel (órgão) e Alecia Chakour (vocal, pandeiro) se juntaram às sessões, assim como Eric Johnson (banjo). E novos colaboradores como o baterista Josh Jaeger (bateria, percussão), Brandee Younger (harpa), Makaya McCraven (bateria), Cassandra Jenkins (vocal) e até Tim Heidecker e Alia Shawkat (as risadas descontroladas em “Rock Bottom”) somaram-se ao desenvolvimento. E, apropriadamente, no final, as últimas sessões foram realizadas em Memphis na Sam Philip’s Recording Co., dirigida por seu filho Jerry Philips, que continua com o legado do estúdio original da Sun Records.

Eles trabalharam na música “This Is A Photograph” naquele último dia, com ex-alunos da Stax Academy of Music cantando as harmonias de apoio. Algo tão simples que tinha sido tão evasivo no ano anterior: pessoas se reunindo para passar algumas horas fazendo música e ajudando a moldar um sonho. À medida que a música tocava, a voz de Morby atingiu um tom febril: “é disso que vou sentir falta ao estar vivo”. “Sam Cohen e eu queríamos jogar tudo na parede com este”, diz Morby. “É sobre a batalha que toda família enfrenta, a de perseguir o relógio, para viver nossas vidas e nos agarrarmos pelo maior tempo possível. Isso e os sonhos de ser uma família na América e onde esses sonhos eventualmente acabam.” O vídeo que acompanha foi dirigido por Chantal Anderson e filmado em uma cidade remota da Califórnia, editado com fotos da família Morby e fotos arquivadas da coleção de Peter J. Cohen.

No player abaixo você confere o clipe de “This Is A Photograph”:



COMPARTILHE


NOTÍCIAS RELACIONADAS