Promoção - EU QUERO IR AO SUMMER BREEZE 89

U2: disco “War” completa 39 anos… e segue atual

Redação 89

U2: disco “War” completa 39 anos… e segue atual Foto: Yelena Yemchuk

“A guerra parece ser o tema do momento”, foi a frase dita por Bono, vocalista do U2, no material de divulgação para o lançamento do terceiro álbum da banda, War, que chegava ao mercado em 28 de fevereiro de 1983. Quase quatro décadas depois, a guerra volta a ser o tema central do noticiário e o mundo apresenta-se ainda mais perigoso do que nunca.

Inclusive, neste último fim de semana o R.E.M. publicou no Instagram uma foto (que ilustra essa nota) tirada pela ucraniana Yelena Yemchuk de uma criança que lembra demais Peter Rowen, o garoto da capa do clássico disco do U2. “Estes são os rostos das crianças que protegem a liberdade da Ucrânia”, diz a legenda da publicação (AQUI).

Em setembro de 1982, em meio a um cenário de tensão entre a União Soviética e os Estados Unidos, além de diversos conflitos eclodindo ao redor do globo, o U2 se reunia no Windmill Lane Studios, em Dublim, na Irlanda, com o produtor Steve Lillywhite para a criação de um disco de protesto contra a guerra.

A banda buscou mesclar em sua sonoridade algo como batidas militares para acompanhar temas sobre os aspectos físicos de um conflito e seus efeitos emocionais. Esse processo foi definido pelo próprio grupo como “transformar o pacifismo em uma cruzada”.

O disco abre com “Sunday Blood Sunday” retratando o “Domingo Sangrento” de 1972 em Derry, na Irlanda do Norte, no qual civis foram assassinados pela polícia porque protestavam contra a dominação inglesa. E segue falando sobre questões como a dos refugiados, a possibilidade de um Armagedom e a luta do movimento polonês Solidariedade, comandado pelo sindicalista Lech Walensa, que é destacada no single “New Year’s Day”.

War é um álbum direto e reto no seu recado dentro de uma atmosfera sombria e que deu o status que o U2 manteve ao longo de todos esses anos.

Álbum remasterizado na íntegra no player abaixo:



COMPARTILHE


NOTÍCIAS RELACIONADAS