YouTube pausa monetização para canais de mídia russos

O YouTube decidiu neste sábado (26) que seus canais de mídia afiliados com sede na Rússia passam, a partir de agora, a ter os seus sistemas de monetização pausados na plataforma.

Em um comunicado obtido pela agência Reuters (via Billboard), a rede social de vídeos disse que estaria suspendendo a capacidade de vários canais de coletar receitas de anúncios, incluindo o meio de comunicação financiado pelo governo de Vladimir Putin.

Além disso, o comunicado garante que os vídeos dos canais bloqueados aparecerão com menos frequência nas recomendações da plataforma.

A notícia segue um movimento semelhante iniciado na sexta-feira pela Meta, proibiu a mídia estatal russa de publicar anúncios ou monetizar em suas redes sociais “em qualquer lugar do mundo”.

Essa manobra das grande empresas digitais vem em resposta à uma série de pedidos do ministro da cultura da Ucrânia, Oleksandr Tkachenko. Após o ataque do exército russo à Ucrânia, ele publicou no Twitter que a propaganda da Rússia deveria ser contida pelos grandes servidores como forma de não propagar desinformação sobre o conflito.

Redação 89: