Promoção - EU QUERO IR AO SUMMER BREEZE 89

Baleias jubartes são removidas da lista de espécies ameaçadas da Austrália

Redação 89

Baleias jubartes são removidas da lista de espécies ameaçadas da Austrália imagem divulgação

As baleias jubarte foram removidas da lista de espécies ameaçadas após um aumento significativo no número nos 60 anos desde que foram protegidas pela primeira vez, mas grupos de defesa do meio ambiente alertam que as populações podem diminuir novamente à medida que os oceanos aquecem.

A ministra australiana do Meio Ambiente, Sussan Ley, disse (via The Guardian) que remover a baleia jubarte da lista de espécies ameaçadas foi “um reconhecimento do sucesso dos excelentes esforços de conservação que estão em vigor”.

O número de baleias jubarte em águas australianas cresceu de apenas 1.500 no auge da indústria de baleeiros comerciais para cerca de 40.000,” disse Ley, acrescentando: “A Austrália é líder mundial em conservação de baleias, e continuaremos a trabalhar através da Comissão Internacional de Baleeiros para promover a conservação das baleias e manter a moratória global sobre a caça à baleia comercial”.

Apesar da mensagem que pode representar esperança para o bem-estar da espécie, grupos de defesa do meio ambiente estão prevendo que o aquecimento global terá um impacto significativo nas populações de krill na Antártida, um importante campo de alimentação para baleias jubarte.

Alexia Wellbelove, gerente sênior de campanha da Humane Society International, disse que, embora o número de baleias tenha mostrado uma “recuperação notável” nos 60 anos em que receberam proteção mundial, a decisão de deslistar os mamíferos marinhos “pode ser míope diante dos impactos climáticos iminentes”.



COMPARTILHE


NOTÍCIAS RELACIONADAS