Midnight Oil lança seu último álbum de estúdio; ouça “Resist” na íntegra

Midnight Oil anunciou no final do ano passado o lançamento de Resist, seu 15º álbum de estúdio com 12 novas músicas que foram gravadas com Bones Hillman, baixista da banda que faleceu em novembro de 2020. O anúncio veio junto de outra informação importante, esse trabalho representa o último registro de estúdio do grupo australiano.

Resist chegou nesta sexta-feira (18) aos serviços de streaming e será promovido através de uma turnê de despedida que, dependendo da crise de covid-19, deverá girar o mundo.

A banda deixou claro que seu derradeiro álbum não significa o fim definitivo de suas atividades. Cada um dos membros continuará seus próprios projetos nos próximos anos e eles permanecerão abertos para gravar novas músicas juntos no futuro e apoiar causas nas quais acreditam.

site oficial do Midnight Oil explica que Resist é uma declaração bastante adequada para uma banda cujo lema sempre ‘é melhor morrer de pé do que viver de joelhos’. “Na turnê de despedida serão executados os clássicos do Midnight Oil, ao mesmo tempo em que serão mostrados alguns novos trabalhos . Como o título deixa bem claro, Resist se envolve com as questões de hoje e de amanhã”, diz o grupo.

No início do mês, o guitarrista Jim Moginie revelou para a revista revista Audio Technology que o processo de gravação do disco começou após a turnê europeia de 2019 no Rancom St Studios, de Sydney, que é de propriedade de Sherbet Garth Porter, um antigo colaborador da banda. Segundo ele, para fazer um trabalho novo, seria necessário recrutar um pessoal que conhecesse bem sua sonoridade. “Como não gravávamos nada há 20 anos, sentimos que se tivéssemos alguém novo, poderia ficar intimidado ou nos levar a uma direção diferente, então decidimos ligar para Warne [Warne Livesey, produtor]. Warne saiu do Canadá e fez as sessões de gravação”, comentou.

A extensa entrevista (AQUI) dá detalhes incríveis para quem curte produção musical, fala a respeito de coisas como o modelo da mesa de gravação e técnicas de posicionamento de microfones na bateria. É possível saber que na maioria das canção o vocalista Peter Garret utilizou em magnífico microfone Neumann U67, mas em algumas a opção foi um simplório Shure SM7.

Nos players abaixo você confere a íntegra de Resist, e o lyric video do single “At The Time Of Writing”, que o Midnight Oil  acabou de sair no YouTube:

This post was last modified on 18 de fevereiro de 2022 12:03

Willian Maier: