Álbum de estreia do Led Zeppelin completa 53 anos

Redação 89

Álbum de estreia do Led Zeppelin completa 53 anos imagem divulgação

Há exatos 53 anos, em 12 de janeiro de 1969, o Led Zeppelin lançava nos Estados Unidos o seu disco de estreia. O trabalho autointitulado serviria de base para os novos caminhos que o rock´n´roll tomaria daquele momento em diante.

A banda de hard rock mais influente de todos os tempos gravou seu disco de estreia em poucas sessões (36 horas no total) entre setembro e outubro do ano anterior no Olympic Studios, em Londres, com um orçamento de cerca de duas mil libras, que saíram do bolso de Jimmy Page.

A produção de Led Zeppelin I, como ficou conhecido o álbum, foi toda de Page, que colocou em prática muito do que havia absorvido de sua passagem pelos Yardbirds. No final dos anos 60 ele já era um cara pra lá de experimentado e foi quem realmente criou o Led Zeppelin, como explica o jornalista e historiador do rock Mark Blake em seu livro Bring It on Home: Peter Grant, Led Zeppelin & Beyond: The Story of Rock’s Greatest Manager”, lançado em 2018.

“O Led Zeppelin era uma banda do Jimmy Page. Foi ideia dele e ele juntou as peças e trouxe os outros para dentro. A primeira pessoa que entrou foi o empresário, depois chegaram os outros”, explicou Blake em recente entrevista que define o trabalho do agente da banda, Peter Grant (que está no título do seu livro), como fundamental para o sucesso do Led Zeppelin.

Foram manobras incomuns de marketing implementadas pelo seu empresário que ajudaram o grupo a alcançar o décimo lugar na Billboard 200, após seu lançamento de estreia que vendeu mais de oito milhões de cópias somente nos Estados Unidos. A mística envolta nesse trabalho inicial do Led Zeppelin foi tão forte que quando ele foi reeditado em 2014 (com um disco bônus com áudio de um show de outubro de 1969 em Paris), atingiu o top 7 na mesma parada americana.

O primeiro disco do Led Zeppelin apresentou ao mundo um rock brutal com inserção de elementos de blues, folk, jazz e improvisações que ninguém havia experimentado antes. Essa receita rende um sucesso que está longe de acabar, já que a banda ainda hoje continua aumentando sua base de fãs através de publicações nas redes sociais. O Led foi um dos primeiros grandes grupos de rock a entrar na finada rede MySpace e no final do ano passado, por exemplo, estreou no TikTok (AQUI).

A tracklist de Led Zeppelin I é esta:

1. “Good Times Bad Times”
2. “Babe I’m Gonna Leave You”
3. “You Shook Me”
4. “Dazed and Confused”
5. “Your Time Is Gonna Come”
6. “Black Mountain Side” (instrumental)
7. “Communication Breakdown”
8. “I Can’t Quit You Baby”
9. “How Many More Times”

Aqui você ouve em áudio remasterizado uma das faixas mais celebrada de “Led Zepelin I”, “Communication Breakdown”:



COMPARTILHE


NOTÍCIAS RELACIONADAS