Promoção - EU QUERO IR AO SUMMER BREEZE 89

Rock britânico desfruta de ano intenso na parada de sucessos

Redação 89

Rock britânico desfruta de ano intenso na parada de sucessos imagem divulgação

Bandas britânicas de guitarra de todo o Reino Unido desfrutaram de um ano de bastante destaque com uma série de álbuns oficiais do Número 1 da parada local, segundo aponta um relatório divulgado pela BPI, a Indústria Fonográfica Britânica (AQUI).

Graças ao forte consumo de streaming e ao apelo dos formatos físicos, novos artistas acabaram aparecendo nas Paradas Oficiais de Álbuns. Esta onda de talento, seguindo no turbilhão de bandas como IDLES e Blossoms, é exemplificada pelo indie rock que vem da região metropolitana de Manchester com os caras do The Lathums, cujo álbum de estreia How Beautiful Life Can Be chegou ao topo da Parada Oficial de Álbuns em outubro. A banda contribuiu para uma corrida impressionante que viu o primeiro lugar em 12 das 52 semanas do Official Chart ocupadas por um grupo britânico – quase um quarto (23%) do total do ano. Essa tendência de alta se compara com um número de 17% em 2020 e 15% em 2019.

Outros grupos britânicos de rock que tiveram grande sucesso em 2021 são Architects e The Snuts. Essa última se tornou em abril a primeira banda escocesa a marcar um álbum de estreia número 1 desde 2007. Além disso, o Easy Life conquistou um top 3 e liderou o Official Vinyl Chart com Life’s A Beach, enquanto a Glass Animals viu centenas de milhões de streams de seu sucesso global “Heat Waves” – ganhando duas indicações para o The BRIT Awards 2022.

O relatório da BPI mostra ainda que bandas britânicas já muito bem estabelecidas, como Bring Me The Horizon, London Grammar, Manic Street Preachers, Wolf Alice, Mogwai, Noel Gallagher’s High Flying Birds, Royal Blood, You Me At Six e Coldplay também tiveram destaques ao longo do ano no top 10 da parada.



COMPARTILHE


NOTÍCIAS RELACIONADAS