Promoção - EU QUERO IR AO SUMMER BREEZE 89

Os 30 anos do álbum “V” da Legião Urbana

Redação 89

Os 30 anos do álbum “V” da Legião Urbana imagem divulgação

Há exatos 30 anos, em 15 de dezembro de 1991, a Legião Urbana lançava seu quinto trabalho de estúdio intitulado V. O disco foi totalmente gravado no Estúdio Mega, no Rio de Janeiro, com produção de Mayrton Bahia e contou com a participação do baixista Bruno Araújo, músico de apoio do grupo naquela época.

A receptividade inicial não foi a mesma do trabalho anterior, As Quatro Estações, mesmo assim, o disco emplacou hits como “O Teatro dos Vampiros”, “O Mundo Anda Tão Complicado” e “Vento no Litoral”. Faixas como “Sereníssima” e “Metal Contra as Nuvens”, por exemplo, se tornariam clássicas com o passar dos anos.

Embora a sonoridade da Legião Urbana pareça se manter como em seus outros trabalhos – com a guitarra e violões de Dado Villa-Lobos e a bateria e percussão de Marcelo Bonfá – Renato Russo optou por acrescentar novos elementos eletrônicos na maioria das faixas.

A descoberta de que era portador do vírus da Aids, algo nunca revelado em público, marcou as novas letras de Renato para esse trabalho, assim como a crise econômica que o Brasil enfrentava naquele início dos anos 1990.

V ficou marcado por ter uma turnê de divulgação que não durou nem três meses, devido aos problemas que Renato enfrentava com a sua dependência química.

Utilize o player abaixo e relembre esse clássico do nosso rock nacional:



COMPARTILHE


NOTÍCIAS RELACIONADAS