Promoção - EU QUERO IR AO SUMMER BREEZE 89

Don McLean anuncia turnê de celebração dos 50 anos de “American Pie”

Redação 89

Don McLean anuncia turnê de celebração dos 50 anos de “American Pie” imagem divulgação

O lendário cantor e compositor americano Don McLean acaba de anunciar via redes sociais suas datas da turnê de 50º aniversário do hit “American Pie”. As apresentações começam em 28 de janeiro no Havaí, seguem pela América do Norte de fevereiro a julho e de setembro a novembro de 2022 a agenda prevê concertos em território europeu, num total de 65 datas para 2022.

“Depois de passar os últimos 18 meses em casa, estou emocionado por voltar à estrada com minha banda”, disse McLean em um comunicado, acrescentando: “2022 marca o 50º aniversário de quando ‘American Pie’ atingiu o posto de primeiro lugar na Billboard e estaremos comemorando em turnê durante todo o ano. Vamos apresentar todas as músicas do álbum ‘American Pie’, além de muitos dos outros sucessos que os fãs esperam ouvir”.

“American Pie” é uma música fortemente associada ao acidente aéreo que ocorreu em 3 de fevereiro de 1959 em Clear Lake, no Iowa, que tirou as vidas de Buddy Holly (22 anos), Big Bopper (28 anos) e Ritchie Valens (17 anos). Eles eram os maiores nomes da música jovem daquela época, o que gerou um enorme vazio no cenário do entretenimento (saiba mais AQUI). A data em que ocorreu esse acidente ficou conhecida como “O dia em que a música morreu” (“The day the music died”).

A letra de “American Pie” não retrata o acidente, apenas explora o clima de nostalgia vivido no fim dos anos 60. McLean deixou claro por diversas vezes que não pensou numa homenagem direta e que os DJs das rádios da época foram os responsáveis pela associação de sua música com o acidente de Holly, Bopper e Valens. Como o verso inicial da canção é de causar arrepios, ficou impossível não fazer qualquer tipo de relação com o trágico dia para o rock’n’roll, imortalizando aqueles artistas.

Relembre no player abaixo este que é um dos maiores clássicos da história do rock and roll, faixa-título do segundo álbum de estúdio de Don McLean, lançado em 24 de outubro de 1971 e que atingiu o topo da parada americana em 15 de janeiro de 1972:



COMPARTILHE


NOTÍCIAS RELACIONADAS