Band Aid: single que mostrou poder de mobilização social da música completa 37 anos

Há exatos 37 anos, em 25 de novembro de 1984, um supergrupo de músicos se reunia no Sarm West Studios de Londres, na Inglaterra, para a gravação de uma composição assinada por Bob Geldof e Midge Ure. O objetivo do encontro musical era o lançamento de um single, que ocorreria oito dias depois para levantar fundos para o combate à fome na Etiópia.

A gravação reuniu grandes nomes do cenário musical daquela época, como Bono, Sting, George Michael, Simon Le Bon, Boy George, Paul Young e Phil Collins, e fez da música, “Do They Know It’s Christmas?”, um dos singles mais vendidos de todos os tempos. Mais que isso, essa movimentação de artistas provou que a música possuía um componente incrível de mobilização social.

“Do They Know It’s Christmas?” elevou o espírito de conscientização sobre os problemas do mundo, levando à gravação de vários outros singles de caridade, como “We Are the World”, nos Estados Unidos, além de ser o ponto de partida para a realização do megaconcerto Live Aid, que aconteceria sete meses depois, em 13 de julho de 1985, dando início ao Dia Mundial do Rock.

Confira o clipe remasterizado do Band Aid com “Do They Know It’s Christmas?” no player abaixo:

Redação 89: