Promoção - EU QUERO IR AO SUMMER BREEZE 89

Richard Dawson & Circle lançam single de novo álbum inspirado em plantas

Redação 89

Richard Dawson & Circle lançam single de novo álbum inspirado em plantas imagem divulgação

Na próxima sexta-feira, 26 de novembro, Richard Dawson & Circle lançarão Henki via Weird World, seu primeiro álbum colaborativo e facilmente o melhor álbum de hipno-folk-metal com tema de flora que você ouvirá este ano. Hoje, o prolífico trovador de Newcastle-upon-Tyne e os pioneiros do gênero do Heavy Metal finlandês compartilham uma última prévia, “Cooksonia”.

“Cooksonia” deve o seu nome à paleontóloga australiana Isobel Cookson (1893-1973), reconhecida por seus estudos da primeira planta vascular terrestre, viva entre 370 a 410 milhões de anos atrás. Quando Dawson canta sobre personagens do passado, ele às vezes se sente transportado de volta aos seus tempos; ao evocar o espírito de Cookson, Dawson se perguntou se ela mesma havia viajado de volta, mesmo que brevemente, a uma época anterior à existência de plantas na terra.

Cada uma das sete canções épicas de Henki é inspirada em plantas especiais ao longo da história. “Lily”, embora não seja diretamente botânica, é sobre as visões fantasmagóricas que a mãe de Dawson teve enquanto uma enfermeira do Royal Victoria de Newcastle; “Methuselah” recebeu esse nome em homenagem à árvore mais antiga do mundo e sua destruição acidental por um pesquisador em 1964.

Richard Dawson ficou obcecado com Circle depois de ouvir o álbum Tower, de 2007: “Eu percebi que banda incrível eles são, incorporando muito do que eu estava interessado, desde o lado do metal até a música mais xamanística.” Depois de se darem bem no Twitter, o Circle convidou Dawson para tocar com eles no Festival Sideways de Helsinque, em 2019 – um momento que Richard disse foi “como se de repente fosse convidado para subir no palco com o Iron Maiden”. A partir daí, Henki foi montado durante duas sessões de gravação gigantescas em Pori, uma cidade finlandesa à beira-mar, e remotamente.

Circle, descrita como “a maior banda do mundo – em todas as categorias” são Pekka Jääskeläinen (guitarra), Julius Jääskeläinen (guitarra), Jussi Lehtisalo (baixo, voz), Mika Rättö (teclado, voz), Tomi Leppänen (bateria) e Janne Westerlund (guitarra, voz). Richard Dawson toca guitarra e vocal. Henki foi mixado por Antti Uusimäki e masterizado por Christian Wright.

Richard Dawson & Circle farão uma audição online e responderão às perguntas dos fãs sobre Henki via Zoom no dia 30 de novembro às 16h (horário de Brasília). Eles também irão tocar o disco ao vivo no Supersonic Festival entre 8 e 10 de julho de 2022.



COMPARTILHE