Promoção - EU QUERO IR AO SUMMER BREEZE 89

Morre Lizzie Bravo, única brasileira a gravar com os Beatles

Redação 89

Morre Lizzie Bravo, única brasileira a gravar com os Beatles imagem divulgação

Morreu, nesta segunda-feira (04), no Rio de Janeiro, a cantora Lizzie Bravo, a única brasileira a participar de uma gravação com os Beatles. Aos 70 anos de idade, ela enfrentava um problema cardíaco congênito.

A participação dela com o quarteto de Liverpool rolou quando ainda adolescente ganhou uma viagem para Londres e passou a frequentar o lado de fora dos estúdios Abbey Road. Um tempo depois, em fevereiro de 1968, Paul McCartney precisou de uma voz feminina que sustentasse um tom alto e perguntou no lado de fora se havia alguém. Lizzie estava lá e disse que conseguiria. Ela passou duas horas gravando nos estúdios com os quatro Beatles. Com produção de George Martin, dividiu os microfones com Paul e John Lennon na canção “Across the Universe”.

Lizzie Bravo também é parte da história da nossa MPB. Ela foi casada com um dos nossos maiores compositores, Zé Rodrix, e serviu de inspiração como “a esperança de óculos” na letra da música “Casa no Campo”, que seria imortalizada na voz de Elis Regina.

Marya Bravo, cantora filha de Lizzie, compartilhou nesta terça-feira (05) uma mensagem de despedida de sua mãe:

No player abaixo você tem uma versão com os backing vocals destacados de Lizzie e sua amiga inglesa Gayleen, que foram convidadas naquela ocasião para ajudar os Beatles:

Aqui Marya Bravo com uma versão de “Casa no Campo”, numa homenagem aos seus pais (Zé Rodrix nos deixou em 2009):



COMPARTILHE


NOTÍCIAS RELACIONADAS