Promoção - EU QUERO IR AO SUMMER BREEZE 89

89 FM acompanha Rolling Stones de perto em Charlotte

Redação 89

89 FM acompanha Rolling Stones de perto em Charlotte Foto: Dudu Golzi

Por @RollingStonesBrasil

Os Rolling Stones continuam sua turnê pelos Estados Unidos, país onde os fãs estão divididos pela decisão da banda de seguir com a No Filter após o maior desfalque de sua carreira, o falecimento de Charlie Watts.

No Brasil, são poucos os que demonstram grande ressentimento com os Stones por estarem na estrada tendo Steve Jordan como baterista da banda de apoio, mas nos EUA, a base de fãs realmente rachou. Mesmo assim, o apoio de muitos admiradores da obra dos Stones segue forte, tendo em vista que esta turnê pode ser considerada uma celebração à vida de Charlie. E foi para ele que a banda tocou no show mais recente da excursão, em Charlotte, no Bank of America Stadium.

O concerto teve a abertura da banda de Pittsburgh Ghost Hounds, que tem um som rock ‘n blues swingado perfeito para iniciar os trabalhos em uma noite de Rolling Stones, como conta Lucas Ceolin, que esteve presente no show:

O concerto começou com a abertura da Ghost Hounds, eles tocaram cerca de 45 minutos. A banda é muito boa, é como uma mescla de Southern Rock e um pouquinho de ZZ Top também […] Lá pelas 20:30, os Rolling Stones entraram. Eles fizeram primeiro uma homenagem ao Charlie Watts.

Como estará acontecendo em todos os concertos desta turnê, a primeira coisa que a plateia escuta em matéria de Rolling Stones é a levada inigualável do eterno baterista da banda ocupando os quatro gigantescos telões com vídeos que o mostram ao longo dos anos e em momentos especiais com Mick Jagger, Keith Richards e Ronnie Wood, tudo isso ao som da bateria isolada do clássico “Can’t You Hear Me Knocking”, do álbum “Sticky Fingers”, cujo lançamento completou 50 anos em 2021. Após a indispensável homenagem a Watts, os Stones entram no palco com “Street Fighting Man”.

“Eles entraram ao som de ‘Street Fighting Man’ e com fogos. Eu fui de arquibancada, mas consegui assistir o show tranquilo. Todo mundo foi à loucura, todo mundo cantando os clássicos junto.”

Nada pode preencher o vazio deixado por Charlie Watts, mas Steve Jordan está honrando a obra do baterista dos Stones. Ora se atendo às versões originais de estúdio, ora focando no que Charlie fazia ao vivo e, em alguns momentos, fazendo uma mescla dos dois. Jordan também não deixa de mostrar sua identidade como baterista, sem desrespeitar a memória de Watts.

Diante de 40 mil fãs, um Mick Jagger visivelmente emocionado, sendo amparado por Ronnie Wood e Keith Richards, falou novamente sobre o show ser em memória do baterista: “Foi ótimo ver aquelas imagens de Charlie no vídeo, no início. E isso sempre nos lembra dos velhos tempos e dos shows que nós fizemos juntos. Eu tenho certeza que muitos de vocês têm memórias de Charlie tocando também. E eu quero agradecer vocês por compartilharem isso conosco e por todas as coisas que vocês postaram e disseram, foi realmente ótimo. Esta é a nossa primeira turnê sem ele em 59 anos. Então, nós gostaríamos de dedicar este show ao Charlie!”

O grande público finalmente pôde curtir os Stones tocando “Troubles A’ Comin” (Eugene Record), cover da música de 1970 do The Chi‐Lites, que faz parte da edição de 40 anos de Tattoo You, que será lançada em 22 de outubro. A música foi gravada pelos Stones no Compass Point Studios, em Nassau, Bahamas, no começo de 1979, mas a versão que foi lançada para promover a edição comemorativa do álbum de 1981 contém novos vocais de Jagger.

O concerto continuou com a música escolhida pelos fãs. Embora alguns esperassem que “Shine A Light” vencesse o song vote, como mais uma forma de homenagear Charlie – mesmo que o clássico fosse escrito para Brian Jones –, a escolhida pelos fãs para integrar o set foi “Let It Bleed”. A banda parece ter deixado de lado o set acústico da última leg da turnê, já que essa versão da música de 1969 teve Keith tocando sua guitarra Telecaster.

A animação da plateia contagiou Richards, que aplaudiu o público. Em seu momento, Keith cantou “Before They Make Me Run” e “Slipping Away”. “Happy” ficou de fora deste show. Richards deu início à primeira música de seu set sendo incisivo ao executar o riff e Ronnie Wood segue fazendo parecer fácil executar um bending em uma telecaster, tamanha é a facilidade com a qual o guitarrista faz os solos durante a faixa do álbum “Some Girls”.

Após o set de Keith, a banda entrou na parte “sólida” do show, apenas com clássicos absolutos que não saem do setlist da atual leg. A combinação de tirar o fôlego teve os clássicos “Miss You”, “Midnight Rambler”, “Paint It Black”, “Sympathy For The Devil” e “Jumpin’ Jack Flash”.

De acordo com Lucas Ceolin, a primeira música do bis, “Gimme Shelter” teve uma versão menor, em comparação com o primeiro show aberto da turnê: “‘Gimme Shelter’ pareceu ser uma versão reduzida. Keith Richards não ficou fazendo tanto ‘jamming’, se você for comparar com o show de St. Louis.”

Como já era esperado, o espetáculo foi encerrado com “(I Can’t Get No) Satisfaction”, talvez o maior clássico da história do Rock. Para os fãs, ficou nítido que os Stones tocaram para Charlie no show realizado no Bank of America Stadium.

Confira algumas imagens feitas por Dudu Golzi, guitarrista dos Aliados:

 



COMPARTILHE


NOTÍCIAS RELACIONADAS