Rita Lee: exposição no MIS celebra obra e vida da cantora com objetos pessoais, figurinos e instrumentos

O Museu da Imagem e do Som (MIS) celebra a carreira da cantora Rita Lee com uma exposição histórica desenvolvida pela Dançar Marketing. A mostra estreou nesta quinta-feira (23), com material original selecionado pela própria artista e João Lee, seu filho e curador do projeto.

A exposição é uma verdadeira viagem na trajetória da artista com 18 áreas temáticas distribuídas entre centenas de itens diversos, como objetos pessoais, figurinos e instrumentos musicais. Inclusive, o visitante pode apontar a câmera do celular para um QR Code e ser guiado pela voz de Rita pela exposição.

A 89 acompanhou o lançamento da exposição ao lado de Guilherme Samora, estudioso do legado cultural de Rita Lee, que trabalhou na direção artística da mostra e Chico Spinosa, responsável pela cenografia da exposição.

Segundo eles, para Rita essa exposição é uma viagem em seu universo emblemático: “ela espera que o público sinta essa viagem durante a experiência”.

Sobre os principais desafios da produção:

“O principal desafio foi produzir imaginando o público caminhando pelo MIS sentindo a presença de Rita em cada detalhe”, conta Chico Spinosa.

Segundo João, a maior dificuldade foi selecionar os itens do acervo gigantesco:

“A gente tentou contar toda a história, selecionamos um pouco de cada época e nesse processo temos que acabar deixando algumas coisas de fora… As coisas vão sendo incorporadas ao longo do tempo durante a exposição. Mas escolher o que iria entrar agora, foi a maior dificuldade”, explica João.

“Temos 40 manequins com figurinos originais da Rita. Como as roupas dela não entravam em manequins comuns, nós mandamos fazer todos eles, com o rosto e perucas idênticas ao cabelo de Rita em cada época. Só para você ter uma ideia, ficamos quatro dias fazendo os cortes de cabelo”, diz Samora.

A exposição vai rolar até o dia 28 novembro no MIS, em São Paulo.

“Convido você a dar uma espiada nas lembranças que minha mãe guardou dos seus 50 anos trabalhando com música por este mundo afora, quando subia no palco e dividia com o público suas peripécias, cantando e dançando. Tempos inesquecíveis, maravilhosos e divertidos”, diz João.

Serviço:
HORÁRIO
Terça a domingo, das 10h às 18h.

Permanência de até 1h após o último horário.

INGRESSOS AQUI
R$50 (inteira) e R$25 (meia) na Bilheteria MIS e on-line através dos sites da Inti e da Ingresso Rápido.

Manhãs gratuitas
De terça a sexta, aproveite entrada gratuita nos horários iniciais: 10h, 10h30, 11h e 11h30.

Sujeito a lotação.

This post was last modified on 24 de setembro de 2021 12:03

Pamela Espindola: