Vai trocar de smartphone? Já vale a pena comprar um aparelho 5G!

Modelos com a nova tecnologia estão disponíveis no Brasil com preços competitivos mundialmente eles representam 69% das vendas.

Muito tem se falado sobre o 5G nos últimos anos, por conta de melhorias como velocidade, latência, novas aplicações etc. E finalmente os smartphones com essa tecnologia estão chegando ao país. Mas surgem as dúvidas: vale a pena comprar um equipamento com essa tecnologia? O 5G já está disponível no país? Não são muito caros?

Neste primeiro momento do 5G são compartilhadas as faixas de transmissão já utilizadas pelas gerações anteriores (3G e do 4G), o que tecnicamente é conhecido como redes non standalone, com o uso da tecnologia de DSS (compartilhamento dinâmico de espectro, da sigla em português).

Ou seja, nesta etapa ainda não poderemos usar o 5G com todo seu potencial, mas já há ganhos importantes. Um exemplo? As operadoras já prometem conexões até 12 vezes mais rápidas que as obtidas com 4G, já com o 5G DSS. E o que vai mudar no meu celular? Em primeiro lugar, esqueça o aparelho que você carrega há mais de um ano no seu bolso. Será preciso comprar um novo smartphone compatível com o 5G para utilizar essa nova tecnologia.

Vale lembrar que esses novos smartphones também são compatíveis com as tecnologias anteriores (como o 4G), com o padrão de 5G atualmente já disponível (o DSS). E também já estão preparados para o chamado 5G “puro” (standalone), disponível a partir do ano que vem. “Por tudo isso, já vale a pena comprar um aparelho com essa tecnologia. Assim você protege o seu investimento e tem um ótimo equipamento”, explica Samir Vani, country manager da MediaTek, fabricante que lidera o mercado mundial de processadores para smartphones.

Disponibilidade

Segundo um relatório da consultoria Counterpoint Research, os smartphones com 5G já representam quase 70% das vendas globais, número puxado pela China. No Brasil já há vários modelos muito bons à venda, como é o caso do novo realme 8 5G, que além do novo padrão de telefonia móvel, traz chip MediaTek Dimensity 700 5G de 7nm, 8GB de RAM, 128GB de armazenamento interno, tela com taxa de atualização de 90hz, display de 6,5’’ FHD+(2400×1080), bateria de 5000 mAh e câmera traseira tripla, tudo isso em um corpo com 8.5mm de espessura e 185g.

Preço
E para quem pensa que os aparelhos serão muito mais caros, com o 5G disponível apenas em smartphones supercaros, que chegam a custar R$ 8.000, uma boa surpresa: “Já há celulares no mercado brasileiro, como o realme 8 5G, com preços abaixo de R$ 1.700. Ou seja, com conectividade de última geração e tecnologia de ponta”, destaca Marcelo Sato, gerente de vendas da realme no Brasil. “Um dos lemas da realme é a democratização da tecnologia, torná-la acessível para o maior número possível de pessoas”, destaca Sato, da realme. “E isso inclui o 5G”, completa o executivo.

This post was last modified on 13 de setembro de 2021 12:03

Redação 89: