Mural de Keith Flint é revelado para marcar Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio

Um mural em homenagem a Keith Flint, saudoso vocalista do The Prodigy, acaba de ser revelado ao público na cidade de Londres, na Inglaterra, para marcar o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, que será celebrado nesta sexta-feira, 10 de setembro.

A obra foi pintada pelo artista Akse P19, que também homenageou recentemente David Bowie. Ele se uniu ao festival de música e bem-estar mental Headstock para criar a arte do músico e colaborar para o aumento da conscientização sobre o serviço de apoio à saúde mental no Reino Unido.

O mural de Flint, erguido através de um financiamento coletivo de fãs, fica ao lado do complexo cooperativo Hackney, no número 62 da Beechwood Road, a cerca de 100 metros de onde o Prodigy fez seu primeiro show no extinto Four Aces Club, em 1991.

Falando sobre o mural, Liam Howlett, do Prodigy, disse o seguinte (via Hackey Gazette): “Respeito a todos por se unirem para fazer isso acontecer por uma causa tão próxima de nós. Keith estaria orgulhoso com o que Aske fez”.

O fundador da Headstock, Atheer Al-Salim, ressaltou que Keith lutou com sua saúde mental. “Tragicamente, isso culminou em ele tirar a própria vida… Esperamos que o mural ajude qualquer um que o veja a saber que o suporte confidencial está a apenas uma mensagem de texto de distância”, comentou Al-Salim, referindo-se ao serviço britânico de apoia à saúde mental.

Desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP, em parceria com o Conselho Federal de Medicina – CFM, organiza no Brasil o Setembro Amarelo. O dia 10 deste mês é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas a campanha acontece durante todo o ano.

​São registrados mais de 13 mil suicídios todos os anos no Brasil e mais de 1 milhão no mundo. Trata-se de uma triste realidade, que registra cada vez mais casos, principalmente entre os jovens. Cerca de 96,8% dos casos de suicídio estavam relacionados a transtornos mentais. Em primeiro lugar está a depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias.

A 89 FM lembra que o telefone 188 do CVV (Centro de Valorização da Vida) funciona 24 horas gratuitamente. Você pode ligar e conversar com um voluntário para procurar ajuda e apoio emocional.

Mais informações em https://www.setembroamarelo.com.

This post was last modified on 9 de setembro de 2021 12:03

Redação 89: