Lee Scratch Perry, pioneiro do reggae, morre aos 85 anos

Lee Scratch Perry, cantor, compositor e lendário produtor jamaicano, morreu neste domingo (29), aos 85 anos. De acordo com a imprensa local, o músico faleceu em um hospital de Lucea, no norte da Jamaica. A causa da morte não foi relatada.

Pra se ter uma ideia da importância de Perry, seu falecimento foi confirmado pelo primeiro-ministro jamaicano, Andrew Holness, no Twitter. “Sempre recordaremos dele pela sua genuína contribuição à música. Que a sua alma descanse em paz”, disse Holness em sua mensagem.

Nascido em 1936, Perry foi um pioneiro da dub music e um dos grandes desenvolvedores do reggae, tendo trabalhado com nomes como Bob Marley. Ele era famoso por seu estilo de produção inovador e técnicas de estúdio.

Ao longo dos anos, Perry trafegou pelos segmentos do reggae, dub, ska e hip-hop ao lançar inúmeros discos, singles e coleções, tanto como artista solo quanto ao lado de sua banda The Upsetters.

Sua dedicação à música ao vivo nunca diminuiu, mesmo em seus últimos anos. Perry tinha uma turnê programada para começar novembro pelo território europeu.

This post was last modified on 30 de agosto de 2021 12:03

Redação 89: