Lee Scratch Perry, pioneiro do reggae, morre aos 85 anos

Redação 89

Lee Scratch Perry, pioneiro do reggae, morre aos 85 anos imagem divulgação

Lee Scratch Perry, cantor, compositor e lendário produtor jamaicano, morreu neste domingo (29), aos 85 anos. De acordo com a imprensa local, o músico faleceu em um hospital de Lucea, no norte da Jamaica. A causa da morte não foi relatada.

Pra se ter uma ideia da importância de Perry, seu falecimento foi confirmado pelo primeiro-ministro jamaicano, Andrew Holness, no Twitter. “Sempre recordaremos dele pela sua genuína contribuição à música. Que a sua alma descanse em paz”, disse Holness em sua mensagem.

Nascido em 1936, Perry foi um pioneiro da dub music e um dos grandes desenvolvedores do reggae, tendo trabalhado com nomes como Bob Marley. Ele era famoso por seu estilo de produção inovador e técnicas de estúdio.

Ao longo dos anos, Perry trafegou pelos segmentos do reggae, dub, ska e hip-hop ao lançar inúmeros discos, singles e coleções, tanto como artista solo quanto ao lado de sua banda The Upsetters.

Sua dedicação à música ao vivo nunca diminuiu, mesmo em seus últimos anos. Perry tinha uma turnê programada para começar novembro pelo território europeu.



COMPARTILHE


NOTÍCIAS RELACIONADAS