Promoção - EU QUERO IR AO SUMMER BREEZE 89

BitcoinTrade dá dicas de como identificar pirâmides financeiras

Redação 89

BitcoinTrade dá dicas de como identificar pirâmides financeiras imagem divulgação

Na última semana, as criptomoedas voltaram às páginas policiais, com a deflagração da Operação Kryptos, da Polícia Federal, em conjunto com o Ministério Público Federal e a Receita Federal, que resultou na prisão de cinco pessoas e 15 mandados de busca e apreensão em três Estados e no Distrito Federal. O balanço parcial apontou para a queda de uma suposta pirâmide financeira e na apreensão de malas de dinheiros e centenas de bitcoins.

De acordo com as autoridades, o epicentro do golpe era Cabo Frio (RJ), que chegou até a receber o apelido de “Novo Egito”, por conta da suspeita da existência de diversas pirâmides financeiras com sede nesta cidade fluminense. O golpe é caracterizado por um modelo comercial não sustentável, que depende basicamente do recrutamento progressivo de outras pessoas. A prática de pirâmide financeira é proibida no Brasil e configura crime contra a economia popular, segundo a Lei 1.521/51.

“É muito triste porque além de prejudicar as empresas sérias do mercado e o desenvolvimento do nosso ecossistema, os golpistas se aproveitam da falta de educação financeira da população e o pouco conhecimento sobre criptomoedas. Como ainda é algo muito novo, eles conseguem ludibriar utilizando conceitos que muitas vezes são equivocados por ser algo muito inovador”, explica Bernardo Teixeira, CFO do Grupo Ripio, que inclui as marcas BitcoinTrade e Ripio, com mais de 500 mil usuários no Brasil e 2 milhões na América Latina.

A exchange, um dos nomes de maior destaque do mercado brasileiro, aposta na educação financeira como um de seus principais pilares estratégicos. Um de seus principais programas é o Desafio Cripto , iniciado na semana passada, que alia o cunho educacional com o social. Na competição, 12 importantes nomes da comunidade cripto – influenciadores, traders e analistas de mercado – competem durante 4 meses para rentabilizar suas carteiras. O público pode acompanhar toda a movimentação para aprender com os especialistas. “Compartilhar conhecimento é fundamental. Só assim a comunidade vai se solidificar e as pirâmides financeiras terão muito mais dificuldade para fazer vítimas”, afirma.

Abaixo dicas de Bernardo Teixeira, CFO do Grupo Ripio, sobre como evitar cair em golpes financeiros:

• Pesquise o máximo de informações possíveis sobre a empresa (e seus executivos) antes de aportar o seu dinheiro: site, perfis nas redes sociais, matérias jornalísticas, registros da empresa e tudo mais que parecer relevante.

• Produtos de investimento precisam ter explicação didática e detalhada: se parecer confuso, busque mais informações em fontes confiáveis para te ajudar a entender, como o Launchpad.ripio.com e o Blog da Bitcointrade. Golpistas tentam confundir investidores leigos exagerando nos termos técnicos, que muitas vezes não dizem absolutamente nada.

• Prometeu rentabilidade muito acima da média do mercado, com a obrigatória indicação de novos membros, que garantirá posteriormente uma polpuda bonificação? Corra! A G.A.S Consultoria, pirâmide investigada na Operação Kryptos, oferecia 10% ao mês para seus investidores – A título apenas de comparação, um dos produtos de investimento passivo (fundo) mais tradicionais do mercado cripto, voltado para o investidor geral, obteve retorno de cerca de 21% no ano* e já é considerado um patamar excelente (na comparação com outras classes de ativos, no mesmo período).

• Cuidado: nem sempre o golpe é apenas sobre dinheiro. Criminosos sofisticados são suspeitos de roubarem dados de usuários. Fique atento a novos criptoativos de mineração em nuvem utilizando celular, com recompensas futuras mirabolantes.



COMPARTILHE


NOTÍCIAS RELACIONADAS