Promoção - EU QUERO IR AO SUMMER BREEZE 89

Pearl Jam: álbum “Ten” completa 30 anos de história

Redação 89

Pearl Jam: álbum “Ten” completa 30 anos de história imagem divulgação

Há exatos 30 anos, em 27 de agosto de 1991, o Pearl Jam iniciava sua caminhada no universo fonográfico ao lançar Ten. O disco de estreia da banda, que se tornaria um dos materiais alternativos mais vendidos dos anos 1990, foi gravado no London Bridge Studio, em Seattle, cinco meses meses antes de ser disponibilizado no mercado. Ten chegou de forma tímida, sem grandes alardes. No entanto, se posicionou como o trabalho que melhor representava toda uma cena rock que começava a dar seus primeiros passos e conquistou disco de ouro na segunda metade de 1992, ultrapassando as vendas do poderosíssimo Nevermind, do Nirvana.

Muitas das faixas de Ten nasceram de composições instrumentais feitas pelo baixista Jeff Ament e o guitarrista Stone Gossard, que Eddie Vedder acrescentou letras falando de solidão, depressão e morte. O álbum produziu três singles: “Alive”, “Even Flow” e “Jeremy”. No entanto, canções como “Black”, “Oceans” e “Why Go”, também ganharam bastante destaque nas rádios, até que o conteúdo completo do disco se tornasse um clássico do rock e um dos capítulos iniciais da história do grunge.

Algo que ajudou muito na popularização desse trabalho de estreia do Pearl Jam foi a intensidade de suas performances ao vivo, principalmente quando o grupo partiu para mostrar seu trabalho em grandes festivais, culminando em concertos antológicos. A energia no palco apresentada pela banda começou a formar uma legião de seguidores do movimento grunge, que passava a contar com admiradores por todos os cantos do planeta.

No player abaixo você confere Ten Redux,  a edição de relançamento do álbum, que conta com “Evil Little Goat”, faixa que ficou fora da tracklist original de 1991 e acabou não sendo aproveitada em nenhum disco de estúdio da banda.

Neste outro player você tem o Pearl Jam numa apresentação no Pinkpop Festival, em Landgraaf, na Holanda, em 8 de junho de 1992:



COMPARTILHE


NOTÍCIAS RELACIONADAS