Promoção - EU QUERO IR AO SUMMER BREEZE 89

Governo do Talibã proíbe música em público no Afeganistão

Redação 89

Governo do Talibã proíbe música em público no Afeganistão imagem divulgação

Em sua primeira entrevista para um veículo de comunicação ocidental desde que assumiu o controle total do Afeganistão, o Talibã, através de seu porta-voz Zabihullah Mujahid, disse ao The New York Times que o novo governo proibirá a música em público no país.

“A música é proibida no Islã”, disse o líder político, visto como futuro ministro da informação e cultura afegão. “Espero que possamos persuadir as pessoas a não fazer tais coisas em vez de pressioná-las”, acrescentou.

Segundo o NYT, durante a primeira passagem do Talibã no Afeganistão somente algumas peças religiosas vocais, sem acompanhamento musical, foram permitidas.

Para tentar entender essa atitude do novo regime em relação à música, a revista Newsweek (via Digital Music News) procurou o etnomusicologista afegão Ahmad Sarmast e ouviu dele que atitude do Talibã tem pouco a ver com o Islã. “É uma pessoa totalmente sem educação e quase analfabeta que está interpretando mal a ideologia islâmica. Não há nada explicitamente escrito contra a música no Alcorão. A interpretação do Talibã é baseada em um hadith [conjunto de leis e lendas sobre Maomé] controverso”, explicou Sarmast.

Ele acrescentou: “O hadith diz que ‘no Dia do Juízo Final, aqueles que ouvem música terão chumbo derretido e derramado em seus ouvidos’. Mas o hadith não é universalmente aceito como um autêntico tratado islâmico. O Alcorão em si não contém referências diretas à proibição da música”.

O novo regime talibã pinta um quadro de regressão total no Afeganistão. O maior exemplo é em relação às mulheres, que foram avisadas a não deixarem suas casas até que “combatentes talibãs tenham sido treinados para não maltratá-las”.



COMPARTILHE


NOTÍCIAS RELACIONADAS