Promoção - EU QUERO IR AO SUMMER BREEZE 89

Pioneira da música eletrônica, Janet Beat lança seu 1º disco aos 83 anos

Redação 89

Pioneira da música eletrônica, Janet Beat lança seu 1º disco aos 83 anos imagem divulgação

Janet Beat é uma senhora britânica de 83 anos de idade que ficou conhecida como produtora pioneira da música eletrônica. Ela se tornou uma incrível colaboradora para que os sintetizadores passassem a ser utilizados como ferramentas de produção em qualquer estilo de música a partir dos anos 1960.

Mesmo com todo esse impacto sobre o mercado musical, somente agora Janet resolveu estrear em carreira solo com o lançamento de Pioneering Knob Twiddler, um álbum com apenas 500 cópias físicas disponíveis e que resgata sete composições das décadas de 1970 e 1980. Trata-se de uma reunião de sons criados a partir de sintetizadores, máquinas de fita e instrumentos acústicos.

Sobre lançar um álbum aos 83 anos, Janet explica que não teve essa chance no passado. Apesar de ter estudado produção musical a partir da década de 1950, enfrentou críticas de colegas relacionadas ao seu gênero. Ela teve de ouvir ao longo dos anos que “mulheres não fazem tecnologia musical” e ainda enfrentou seu pai, que ignorou suas primeiras gravações.

Mesmo com todo o preconceito por ser mulher, Janet ainda conseguiu encontrar sucesso na área musical, montando estúdios no Royal Scottish Conservatoir e ministrando palestras na Universidade de Glasgow. Enquanto isso, publicou partituras escritas à mão e gravou seu próprio material baseado em sons eletro-acústicos.

Pioneering Knob Twiddler é na verdade um resumo da trajetória musical de alguém que colaborou com a música popular e poderia ter feito ainda mais. No player abaixo você confere o lançamento de Janet Beat via Trunk Records:



COMPARTILHE


NOTÍCIAS RELACIONADAS