Promoção - EU QUERO IR AO SUMMER BREEZE 89

Nirvana e os 30 anos da gravação do clipe de “Smells Like Teen Spirit”

Redação 89

Nirvana e os 30 anos da gravação do clipe de “Smells Like Teen Spirit” imagem divulgação

Há exatos 30 anos, em 17 de agosto de 1991, o Nirvana se reunia no GMT Studios em Culver City, na Califórnia, para a gravação do videoclipe de “Smells Like Teen Spirit”, o primeiro single do álbum Nevermind.

A direção ficou por conta do estreante Samuel Bayer, que comandou uma produção com orçamento entre 30 e 50 mil dólares e inspirada nos filmes A um Passo do Abismo (Over the Edge), de Jonathan Kaplan, e Rock ‘n’ Roll High School, de Allan Arkush, ambos de 1979, e que apresentam um show escolar anárquico.

O videoclipe retrata o Nirvana tocando em um ginásio do ensino médio para uma plateia de estudantes apáticos nas arquibancadas. O descontentamento registrado nas cenas foi totalmente verdadeiro, já que os figurantes foram forçados a ficar horas e horas assistindo a banda tocar a mesma música em ambiente fechado.

Um dos últimos takes, aproveitando a cara de poucos amigos do público, foi aproveitado para a versão final do clipe, que apresentou uma iluminação escondendo os rostos dos músicos, que foram cercados por líderes de torcida com vestimentas sombrias e um zelador com um esfregão em mãos.

Ao ser lançado na MTV americana, o clipe de “Smells Like Teen Spirit virou febre e foi um dos primeiros da emissora musical americana a se tornar referência para toda uma geração.

Relembre esse incrível videoclipe do Nirvana utilizando o player abaixo:



COMPARTILHE


NOTÍCIAS RELACIONADAS