Promoção - EU QUERO IR AO SUMMER BREEZE 89

Do Rock ao Neo Soul: cantor Tiago Satya surpreende com novo álbum solo experimental

Redação 89

Do Rock ao Neo Soul: cantor Tiago Satya surpreende com novo álbum solo experimental imagem divulgação

O músico e compositor brasiliense Tiago Satya, que vem consolidando sua carreira solo ao longo dos últimos 4 anos, apresenta, agora, seu primeiro álbum de estúdio: LUMINIS. Disponível em todas as plataformas a partir de 13 de agosto, o disco possui 8 músicas, sendo 3 delas inéditas: Luminis, Déjà vu e Azul. Idealizada como uma obra experimental, a produção pode ser definida como uma fusão de gêneros e sentimentos que eclodem da alma e da extensa jornada musical do artista, que já soma mais de 20 anos de estrada.

LUMINIS, em latim, é luz. É a partir desse fenômeno natural que nos permite enxergar e interpretar cores, que Satya vem propor uma reflexão sobre a vida e a luz intrínseca de cada um, abraçando suas belezas, fraquezas e singularidades. “Esse disco carrega muito das minhas experiências pessoais, mas é, sobretudo, a respeito de reconhecermos e aceitarmos a totalidade de quem somos, através do modo único que cada um tem de sentir e ver as coisas”, completa o artista.

Com uma sonoridade vívida e diversificada, LUMINIS transborda de referências e estilos, que vão desde originalidade do MPB, às envolventes batidas do R&B, passeiam pela sofistificação do jazz e incorporam a ousadia do neo soul. “É um disco pop, dançante, com efeitos e arranjos marcantes que dão movimento às músicas”, explica Satya sobre a produção e estética sonora, que é assinada por ele em parceria com os músicos: Caco Gonçalves (Bateria), Gabriel Moraes (Baixo), Paulo Thirso (Teclado) e Vitor Fonseca (Guitarra).

A capa do disco é uma obra de arte feita em aquarela e técnica mista, assinada pelo artista Felipe Bittar, com design de Tiago Palma. “Eu coloquei o disco para tocar durante o processo de pintura e ele serviu como grande fonte de inspiração. Foi uma experiência muito gratificante”, afirma Bittar.

Conheça as faixas do álbum LUMINIS:

1) LUMINIS

O grande lançamento é a canção título do álbum. Em uma combinação de pop e neo soul, a música é inspirada em experiências pessoais do cantor e propõe uma reflexão sobre a luz intrínseca de todos nós e a importância de conhecê-la, aceitá-la e abraçar todas as faces de sua beleza e singularidade. Luminis é também uma homenagem a uma das irmãs do artista.

2) JASMIM

A canção está entre as prediletas do cantor e fala sobre a dualidade das novas experiências, a partir da metáfora da flor. Integrando elementos do jazz e neo soul a ritmos brasileiros, a música, lançada em fevereiro deste ano, ganha destaque por não contar com guitarra, tornando o arranjo ainda mais interessante e diferente do restante do disco.

3) TSURU

Com uma estética musical que mescla o neo soul com R&B, Satya se inspirou no origami ao criar essa metáfora sobre a vida como uma folha de papel, na qual escrevemos histórias, anotamos lembranças e compomos a poesia de viver. O single foi lançado em março deste ano, abrindo o caminho para a estreia do disco.

4) HIATO

Hiato é uma resposta da arte e da cultura contra a desinformação e o descaso. Lançada em 2020, após o início da pandemia, o clipe é uma mensagem de artistas e produtores de diversas partes do mundo. Hiato foi composta logo após as eleições de 2018 no Brasil.

5) AZUL

A emocionante canção foi escrita como uma homenagem do cantor ao seu filho. O destaque da faixa inédita fica por conta da característica da bateria em levada “lay back”, dando a sensação de que o ritmo sai e volta do compasso o tempo inteiro.

6) SONHADOR

Com uma pegada envolvente e dançante, a música lançada em novembro de 2020, convida o ouvinte a embarcar em uma nova aventura, navegar em um mar de possibilidades, sem a culpa de deixar coisas para trás ou medo do que irá encontrar. As referências de Jamiroquai e Daft Punk, remetem aos efeitos de vocoder e do groove.

7) DÉJÀ VU

A música mais pop do álbum, com uma pegada bem disco que remete a Daft Punk e Pharrell. Canção inédita, que traz na letra um misto de bons momentos, lembranças e uma vibe contagiante, que tem cativado os ouvintes de um modo especial.

8) NEON

Lançada em 2019, a música tem seu nome definido por uma substância inerte, porém muito abundante no universo e que, assim como nós, necessita do ar para acontecer, se iluminar. NEON é uma obra sobre empatia, respeito, liberdade, cumplicidade e a construção de relacionamentos mais verdadeiros e sinceros.

Ficha Técnica:

Gravação: M&V Recording Studio

Técnicos: Nando Vieira e Francisco Vasconcelos

Mixagem e masterização: Dan Félix e Nando Vieira

Sobre Tiago Satya:

SATYA é o projeto solo do músico e compositor Tiago Freitas, criado para ser um ambiente aberto para a produção musical e experimentação, sem limitadores. Desde o single Sorte (2017) até o recém-lançado álbum LUMINIS, Satya imprime em seu trabalho a importância da arte no dia a dia, com composições dedicadas a pessoas, momentos e situações, mas que, ao mesmo tempo, ficam completamente livres à interpretação e identificação do público. Suas referências transitam pelo R&B, soul, MPB, além de carregar em sua assinatura de voz um traço de rock in roll. O artista já participou de diversos festivais nacionais e internacionais como o LIFA México (Cidade do México), Youbloom (Los Angeles, EUA), Indie Week (Toronto, Canadá), Fuorisalone (Milão, Itália), Bier Jazz Festival (Brasília, Brasil) entre outros. Satya também é o embaixador do Festival LIFA no Brasil, evento que tem o objetivo de evidenciar a cultura latina e promover conexões entre os artistas.



COMPARTILHE