Promoção - EU QUERO IR AO SUMMER BREEZE 89

Simon Le Bon, do Duran Duran, diz que streaming está matando uma geração inteira de artistas

Redação 89

Simon Le Bon, do Duran Duran, diz que streaming está matando uma geração inteira de artistas imagem divulgação

Simon Le Bon, vocalista do Duran Duran, falou francamente com a NME sobre como o modelo de pagamento por streaming está desencorajando os músicos a perseguir sua paixão como profissão em tempo integral.

“Os artistas precisam ser pagos adequadamente pela música que é tocada, é daí que vem o dinheiro. E o que os artistas recebem? É como se fossem dois décimos de um centavo por play, e isso não é só para os artistas. Uma porcentagem disso vai para a gravadora também, que então repassa aos artistas. Eles vão dar para as pessoas que consideram ser os artistas mais bem-sucedidos”, declarou Le Bon.

Ele acrescentou: “Essa ideia de que as pessoas podem gastar nove libras por mês [valor cobrado por assinaturas na Grã-Bretanha]  e ouvir música ilimitada me preocupa porque desvaloriza a música gravada… O verdadeiro efeito prático disso é que novas bandas não podem ganhar dinheiro a menos que toquem ao vivo, e durante uma pandemia, ninguém foi capaz de fazer isso. Vai haver um buraco nessa geração”.

O vocalista do Duran Duran não é o único artista que ecoa esse sentimento de que o streaming está matando novos nomes da música. Guy Garvey, líder do Elbow, , disse à BBC no ano passado que o streaming de música está ameaçando o futuro da arte musical. “Se os músicos não podem pagar o aluguel, não temos a música do amanhã”, disse na ocasião.

Em um relatório elaborado recentemente sobre os serviços de streaming musical, a comissão parlamentar de Cultura, Mídia, Digital e Desporto do parlamento britânico conclui que é necessário um “reset total do sistema” para que os artistas deixem de ser o elo mais fraco do negócio da música.



COMPARTILHE


NOTÍCIAS RELACIONADAS