Spotify suspende usuários pegos “baixando músicas indevidamente”

O Spotify está suspendendo usuários que usaram uma ferramenta virtual para fazer cópias de músicas do aplicativo. Como os assinantes do serviço premium da plataforma podem salvar músicas localmente para ouvi-las no próprio app, surgiram programas capazes de transferir esses arquivos para o dispositivo do usuário.

A informação é do Digital Music News, que relata que esse tipo de ferramenta, que faz a captura das músicas em arquivos MP3, afeta conteúdos não só do Spotify, como da Amazon Music, Deezer, TIDAL e SoundCloud.

Agora, alguns dos internautas que fizeram a transferência de arquivos do aplicativo do Spotify começaram a postar no fórum oficial da empresa que ela está suspendendo as sua contas. “O Spotify determinou que sua conta está envolvida em um uso indevido do Spotify que viola os termos de serviço, incluindo downloads potencialmente inadequados”, diz um e-mail encaminhado pela plataforma a um dos infratores.

Segundo o Digital Music News, o Spotify pode identificar quando e como seus usuários acessam seu conteúdo de áudio. Por conta disso, a plataforma consegue determinar quando alguém está utilizando um serviço proibido. Como a ferramenta que captura as músicas faz com que elas sejam tocadas mais rápido, para que o processo de gravação seja reduzido, o Spotify consegue, por exemplo, identificar a compressão de uma escuta de 50 minutos em apenas 5 minutos.

Embora a ferramenta de captura de músicas tem como alvo outros serviços de streaming, o Spotify é o único a responder aos usuários que baixam ilegalmente os arquivos.

Redação 89: