Sex Pistols: vocalista Johnny Rotten é processado pelo guitarrista Steve Jones e o baterista Paul Cook

Dois ex-integrantes dos Sex Pistols processaram o vocalista da banda Johnny Rotten, por ele ter impedido que as músicas do grupo sejam usadas numa série de televisão sobre sua história.

De acordo com a Associated Press (via Blabbermouth.Net), no centro da polêmica está a série de televisão Pistol,  dirigida por Danny Boyle. O guitarrista Steve Jones e o baterista Paul Cook querem que as músicas apareçam na série, já Rotten, também conhecido como John Lydon, entende que a série é “desrespeitosa” e por isso recusa-se a dar permissão para que as músicas sejam incluídas.

O processo já está em tribunal e o advogado de Jones e Cook disse ao juiz que os ex-companheiros de banda têm um relacionamento “frágil e turbulento”. A defesa baseia-se num acordo celebrado em 1998, que veio definir que as decisões sobre os pedidos de licenciamento poderiam ser determinadas por maioria. Já Lydon alega que as licenças para usar as músicas têm sempre de ter o seu consentimento.

A defesa alega ainda que tanto o baixista original da banda, Glen Matlock, quanto o espólio de seu substituto, Sid Vicious, apoiaram a posição de Cook e Jones. Vicious morreu em 1979, quando tinha apenas 21 anos. Já o advogado de Lydon alega que as memórias de Jones – que servem de base para a série – retratam o cantor “com uma luz hostil e nada lisonjeira”.

Pistol é uma série biográfica de seis episódios sobre o guitarrista Steve Jones, baseada no livro de memórias de 2018 de Jones Lonely Boy: Tales From A Sex Pistol. A produção é estrelada por Toby Wallace como Steve Jones, Anson Boon vivendo John Lydon, Louis Partridge no papel de Sid Vicious, Jacob Slater como Paul Cook, enquanto que Fabien Frankel viverá Glen Matlock. A série é produzida pela FX Productions que ainda não anunciou a sua data de lançamento.

This post was last modified on 17 de julho de 2021 12:03

Redação 89: