Promoção - EU QUERO IR AO SUMMER BREEZE 89

Live Aid e o nascimento do Dia Mundial do Rock

Redação 89

Live Aid e o nascimento do Dia Mundial do Rock imagem divulgação

O Dia Mundial do Rock nasceu em 13 de julho de 1985 quando rolou o megaevento Live Aid, idealizado pelos músicos Bob Geldof e Midge Ure.

A sugestão para a criação de um dia dedicado ao rock foi dada por Phill Collins, vocalista do Genesis, durante sua apresentação. Lá no exterior, a mobilização em torno da data não se solidificou, mas aqui no Brasil, a 89 A Rádio Rock, que nasceria em dezembro daquele ano, passaria a comemorar esse dia do rock sugerido pelo músico. Com as fortes campanhas promocionais da emissora e de sua concorrente na época, a 97 FM, o “Dia Mundial do Rock” se tornou uma comemoração tradicional aqui no Brasil. Ou seja, se você é brasileiro, então você tem um “Dia Mundial do Rock” pra chamar de seu.

Voltando ao Live Aid, o objetivo inicial de Geldof e Ure era arrecadar fundos para combater a fome na Etiópia, no entanto, a força de mobilização do rock’n’roll se transformou num marco no mundo do entretenimento.

Mais de 100 países acompanharam ao vivo a transmissão via satélite dos shows que aconteciam em grande parte em Londres, na Inglaterra, e na Filadélfia, nos Estados Unidos, e com algumas apresentações na Austrália, Rússia e Japão.

Naquele 13 de julho marcaram presença nessa festa artistas que hoje são referência no mundo da música, como Paul McCartney, David Bowie, Bob Dylan, Elton John, Neil Young, Eric Clapton, Sting, Phil Collins, U2, Dire Straits, Queen, The Who, Black Sabbath, Judas Priest, Beach Boys, Simple Minds, Pretenders, Santana, Duran Duran, entre outros.

Confira nos players abaixo algumas apresentações históricas daquele dia tão especial que mostrou o poder de mobilização da música:



COMPARTILHE


NOTÍCIAS RELACIONADAS