Promoção - EU QUERO IR AO SUMMER BREEZE 89

Rodrigo Amarante compartilha clipe de seu novo single “Tango”

Redação 89

Rodrigo Amarante compartilha clipe de seu novo single “Tango” imagem divulgação

Na próxima sexta-feira, 16 de julho, Rodrigo Amarante lança seu novo álbum, Drama, pela Polyvinyl. Hoje, ele apresenta seu terceiro single/vídeo, “Tango”, que pode ser a chave do tema do álbum. Com uma melodia suave e um arranjo complacente, “Tango” é uma música sobre um relacionamento disfarçado de uma aula de dança com parceiros: explorando a necessidade de apoio, lutando para expressar isso e, eventualmente, encontrando-o.

“Quando escrevi esta música, estava projetando a ideia de um amor que dura, que é mutuamente solidário e confiável, seguro nesse sentido, e não consigo imaginar isso sendo possível sem uma boa dose de senso de humor”, diz Amarante, que acrescenta: “Essa parece ser a única maneira de passar por isso, os tempos difíceis. A canção descreve esse amor através do que aparece como instruções de dança, súplicas, coordenação de movimentos. Quando conheci Julie e Angel e os vi dançar, senti como se tivesse encontrado esse amor. Quando liguei a câmera, uma lágrima rolou pelos meus olhos; o filme foi captando o que eu tentei escrever, enfim, um amor que pode ser visto, um amor que as palavras e a melodia só podem sugerir”.

Drama é a tão esperada sequência da estreia de Amarante em 2014, Cavalo – também sendo relançada pela Polyvinyl, uma coleção impressionante e intimista de canções onde “cada instrumento respira e cada som se mistura, mas cada momento é distinto”. It also follows “Tuyo”, a música tema de Amarante para o drama da NetflixNarcos ou Little Joy. Você deve ter notado o nome de Amarante entre os créditos de Gal Costa, Norah Jones e Gilberto Gil; ou talvez você o tenha visto tocar ao vivo com a big band de samba brasileira Orquestra Imperial, ou com os cariocas da Los Hermanos.

Drama começou no final de 2018 com uma sessão envolvendo a banda de Rodrigo – “Lucky” Paul Taylor na bateria, o baixista Todd Dahlhoff, Andres Renteria nas congas e Amarante na guitarra. Com a continuação da escrita e da gravação em 2019, algumas músicas foram retiradas do fundo das gavetas e mais ideias surgiram.

Amarante aponta dois incidentes de seu passado que repercutiram diretamente nas gravações: uma doença que o faz apreciar a beleza da segunda chance; e o momento em que o pai (com a relutância de Amarante) cortou-lhe os longos cabelos, numa tentativa de descarregar todo o drama e sensibilidade da cabeça do jovem. “Vestir-se como forma de revelar, em vez de vestir-se mal, esconder, isso é Drama”, diz Amarante. “Uma ferramenta. Fazendo cócegas na memória para a confissão, vendo através dos olhos de uma máscara. Espreitar no espelho que está desempenhando um papel. Isso não é algo que eu tenha seguido, mas uma realização póstuma, algo que me seguiu, como sempre acontece. Essas músicas foram os instrumentos para realizá-lo, não o contrário.”



COMPARTILHE


NOTÍCIAS RELACIONADAS