Promoção - EU QUERO IR AO SUMMER BREEZE 89

Nirvana: disco de estreia completa 32 anos

Redação 89

Nirvana: disco de estreia completa 32 anos imagem divulgação

Bleach é o álbum de estreia do Nirvana, foi lançado em 15 de junho de 1989 e traz um retrato fiel do que era a banda antes de ser catapultada para o sucesso dois anos mais tarde. O disco foi gravado entre dezembro de 1988 e janeiro de 1989 e ficou esperando cerca de meio ano antes de ser colocado no mercado.

Além de Kurt Cobain e Krist Novoselic, Chad Channing estava na bateria na época e gravou quase todo o material. Apenas algumas faixas foram tiradas de antigas gravações remixadas que remontam à época em que Dale Crover era o batera do grupo. A foto de capa foi tirada por Tracy Marander, então namorada de Cobain, durante um show na Reko Muse Art Gallery em Olympia, Washington.

O álbum, que apresenta os singles “About a Girl”, “Love Buzz” e “Blew”, contou com a produção de Jack Endino, que cobrou cerca de 600 dólares pelas 30 horas de gravação do material, que acabou dando início a tudo que o grupo grunge construiu em sua trajetória musical.

Em 1993, Cobain contou, à revista Spin, que “não deu a mínima importância para o significado das letras” do álbum de estreia do Nirvana. Ele revelou, naquela ocasião, que 80% das letras de Bleach foram escritas na noite anterior à gravação. “Era como se eu estivesse irritado. Não sei com o quê. Vamos apenas gritar algumas coisas negativas e, contanto que elas não sejam sexistas e não fiquem muito constrangedoras, tudo bem”. No entanto, Michael Azerrad, biógrafo do Nirvana, diz que muitas das canções do primeiro disco refletiam Cobain e diversos incidentes ocorridos em sua vida.

O trabalho de estreia do Nirvana foi muito bem recebido pela crítica especializada da época, mas ficou longe do sucesso de público. Após o estouro de Nevermind, em 1991, a Geffen Records relançou Bleach, que até hoje já vendeu mais de 1,7 milhões de unidades nos Estados Unidos.



COMPARTILHE


NOTÍCIAS RELACIONADAS