Promoção - EU QUERO IR AO SUMMER BREEZE 89

The Jesus and Mary Chain processam gravadora por se recusar a devolver direitos autorais

Redação 89

The Jesus and Mary Chain processam gravadora por se recusar a devolver direitos autorais imagem divulgação

A banda escocesa The Jesus and Mary Chain está processando a Warner Music Group (WMG) por causa de uma suposta falha da gravadora em devolver os direitos autorais de 17 faixas.

Os irmãos James Reid e William Reid, membros fundadores e compositores do grupo, apresentaram a queixa a um tribunal federal da Califórnia na qual pedem uma indenização de por US$ 2,55 milhões (R$ 12,6 milhões).

A informação é da Digital Music News, que teve acesso a uma cópia exclusiva do documento, que alega no início que a Warner Music Group, “sem qualquer motivo legal viável ou crível para fazê-lo, se recusou teimosamente e voluntariamente a cumprir” as notificações de rescisão do grupo.

The Jesus and Mary Chain cita uma norma de 1976 que afirma que os direitos autorais associados a “qualquer trabalho que não seja uma obra feita para aluguel” podem ser rescindidos por seus criadores após 35 anos. E na data efetiva da rescisão, “todos os direitos sob este título que foram cobertos pelas subvenções rescindidas revertem ao autor, autores e outras pessoas que possuem interesses de rescisão sob cláusulas”.

Mas de acordo com a ação de Jesus and Mary Chain, os diretores da Warner Music afirmaram que os autores “não têm o direito de cumprir um Aviso de Rescisão sobre o atual beneficiário (WMG) porque as obras em questão estão sujeitas apenas à lei britânica, e os autores não são ‘autores’ das obras”.

The Jesus and Mary Chain assinou com a WEA (que se tornaria “Warner Music” em 1991 e “Warner Music Group” em 2001) em 27 de março de 1985, antes de lançar seu álbum de estreia, Psychocandy, em janeiro de 1986 – 35 anos atrás, a partir do início de 2021. Além disso, vários dos singles do projeto foram lançados no início de 1985.



COMPARTILHE


NOTÍCIAS RELACIONADAS