Promoção - EU QUERO IR AO SUMMER BREEZE 89

“Cocô de vaca” começa a ser utilizado na mineração de criptomoedas

Redação 89

“Cocô de vaca” começa a ser utilizado na mineração de criptomoedas imagem divulgação

Depois que o CEO da Tesla, Elon Musk, expressou preocupações sobre as ligações do Bitcoin com combustíveis fósseis, causando pânico no mercado de criptomoedas no final do mês passado, um empresário britânico diz ter encontrado a solução para que a tecnologia de blockchain possa ser considerada sustentável com a utilização de… “cocô de vaca”.

Em um esforço lucrativo para utilizar energia sustentável, o empresário britânico desenvolveu uma máquina de mineração de criptomoedas que funciona apenas com estrume de gado, conforme relata nota da BBC. Josh Riddett, diretor administrativo da Easy Crypto Hunter, em Manchester, na Inglaterra, já estabeleceu um sistema de coleta de energia de matéria fecal das vacas, especificamente para minerar criptomoedas.

Para colher os criptoativos, os computadores devem processar transações digitais na blockchain existente. O poder computacional é necessário para resolver problemas matemáticos, que podem consumir até dezenas de terawatts anualmente. Para reduzir a quantidade de energia não renovável gasta nesse processo, a empresa de Riddett recorreu a agricultores para usar resíduos de animais como uma alternativa energética.

Em uma das fazendas parceiras, usa-se um grande motor de seis cilindros funcionando a 500rpm para transformar o metano em decomposição do estrume em eletricidade. O processo é chamado de digestão anaeróbica, que segundo Riddett, se mostrou uma saída viável para o sistema de blockchain. Em declaração reproduzida pela Newsweek, Riddett diz que “seu equipamento está instalado em 42 locais diferentes e que utiliza também geradores movidos a energia solar, hidrelétrica e eólica”. Desde que mudou para fontes renováveis de energia, ganhou mais de £5 milhões, ou R$ 36 milhões, em venda globais.

A saída de utilização de estrume de vaca para minerar criptomoedas pode parecer viável, mas não diminui as críticas, já que esse tipo de energia poderia estar sendo utilizado para aquecer casas, iluminar cidades ou mover algum tipo de transporte coletivo.



COMPARTILHE


NOTÍCIAS RELACIONADAS