Hotelo traz diversidade corajosa em seu novo disco “Início, Meio e Fim”

Por Leandro Alsaro

Os paulistanos da banda Hotelo lançam nesta quinta-feira (10) o seu terceiro disco de estúdio, Início, Meio e Fim, com participações especiais  de nomes conhecidos da música nacional como Di Ferrero e Viktor Kley.

O Hotelo foi formado em 2012 por 5 amigos de longa data: Deco Martins (Voz), Conrado Banks (baixo), Julio Pettermann (guitarra), Tito Caviaglia (guitarra) e Gui Piccardi (bateria) que resolveram morar no mesmo apartamento. Para Piccardi: “Não somos amigos porque temos uma banda, nós temos uma banda por sermos amigos”.

Levando bem a sério esse conceito, os caras resolveram morar juntos no mesmo apartamento onde compõem e trocam ideias. No período pré-pandemia sempre se reuniam com os amigos, como o pessoal da banda Lagum, Viktor Kley, entre outros expoentes da música nacional. Desse costume de sempre hospedar os amigos em casa veio o nome da banda, pois ali sempre foi um grande hotel.

A ideia do álbum Início, Meio e Fim, surgiu da busca por uma diversidade sonora corajosa, com elementos que vão do reggae, passando pelo rock e lembrando a MPB, com letras muito coesas e que, de certa forma, contam a história de cada um que está ouvindo o disco. Um trabalho bem mais amplo do disco anterior, o divertido Mapa Astral (2018), onde a banda brincou com os signos do zodíaco.

Início, Meio e Fim nos remete a uma história, sim, mas a uma história muito mais elaborada, que tem um ar romântico, mas também nos trás ares de bandas que conseguiram misturar o melhor da música nacional, como Skank, Cidade Negra, Paralamas do Sucesso e muitos outras que não ficaram tão presas aos limites. O interessante é que os caras lançaram o trabalho pela Sony Music e montaram um planejamento de lançar as faixas desse novo trabalho em EPs, o que foi chamado de Projeto Início, Meio e Fim.  O resultado mostra a eficácia da estratégia: a faixa que abre o disco ,“Sorte”, conta com a participação de Di Ferrero, já possui cerca de 8 milhões de audições, não é um numero modesto.

Vale a pena reservar um tempo e ouvir Início Fim e Meio dos caras da Hotelo sem preconceitos. Um álbum feito com muita sinceridade, pois foi feito por amigos.

This post was last modified on 10 de junho de 2021 12:03

Redação 89: