Promoção - EU QUERO IR AO SUMMER BREEZE 89

Amazônia é destaque em mostra de cinema on-line e gratuita

Redação 89

Amazônia é destaque em mostra de cinema on-line e gratuita imagem divulgação

Nesta Semana do Meio Ambiente, a ONG Ecofalante, com o apoio da Oji Papéis Especiais, realiza a Mostra Ecofalante de Cinema – Semana do Meio Ambiente: Especial Amazônia, de forma gratuita e totalmente on-line, promovendo o debate sobre questões, impasses e possíveis soluções para o atual cenário da floresta que possui a maior biodiversidade do mundo.

O evento, que acontece de 2 a 9 de junho, prevê exibições de 16 filmes e duas séries para TV, além de webnário e debates transmitidos ao vivo com a participação de especialistas, cineastas e outros convidados especiais.

Entre os destaques da programação estão a série exclusiva da HBO “Transamazônica: Uma Estrada Para o Passado”; seis episódios de “A Década da Destruição”, considerada um marco do documentário ambiental; o multipremiado longa-metragem britânico “Quando Dois Mundos Colidem”; além de filmes como “Soldados da Borracha”, que abre o evento no dia 2, seguido de “BR Acima de Tudo”, que faz sua pré-estreia mundial durante a mostra.

O ciclo de debates reúne nomes como o documentarista João Moreira Salles; o professor Ricardo Abramovay; a ex-presidente do Ibama, Suely Araújo; a líder indígena Sônia Guajajara; a secretária de Ciências e Tecnologia do Amazonas, Tatiana Schor; o ex-governador do Pará, Simão Jatene; e Danicley de Aguiar, do Greenpeace Brasil.

A programação, as sinopses e trailers das obras audiovisuais podem ser consultados no site www.ecofalante.org.br. O acesso aos conteúdos será liberado de acordo com datas e horários previamente definidos.

Segundo a analista de Sustentabilidade da Oji Papéis, Mônica Salles, o audiovisual é uma poderosa ferramenta em prol da Educação e do engajamento da sociedade a favor da causa. “A Oji Papéis acredita no papel da Educação para fomentar o protagonismo em favor da conservação da natureza. A comunicação audiovisual e os debates promovidos, tanto na mostra como na Ecofalante Universidades, reforçam o poder do indivíduo na construção de um novo mundo”, afirma.

Este é o segundo ano que a mostra acontece em duas etapas (em agosto está prevista uma nova edição do evento) e de forma totalmente virtual. Em 2020 o evento atingiu mais de 200 mil pessoas em quase 1.800 municípios brasileiros.

Nesta quarta-feira (02, às 21h, teremos a pré-estreia mundial de “BR Acima de Tudo”. O filme, que tem direção de Fred Rahal Mauro e produção do O Eco, ficará disponível gratuitamente até 9 de junho e poderá ser acessado AQUI.

Ecofalante Universidades

Além da Mostra, entidade também realiza sessões educativas por meio do Programa Ecofalante Universidades, que leva ao ambiente escolar filmes que incitam a reflexão e o debate sobre questões atuais da realidade brasileira e mundial.

Em março deste ano, a ONG lançou a Ecofalante Play, uma plataforma de streaming gratuita voltada a professores, educadores e instituições de ensino que usam o cinema como ferramenta para discutir questões socioambientais contemporâneas. Com essa novidade, o Programa Ecofalante Universidades ganha abrangência nacional em 2021.

A plataforma oferece em torno de 130 filmes nacionais e internacionais selecionados a partir da curadoria da Mostra Ecofalante de Cinema, com temas que abordam a emergência climática, consumo, cidades, energia, conservação, economia, trabalho e saúde, entre outros.

O Programa Ecofalante Universidades é viabilizado através da Lei de Incentivo à Cultura e tem o apoio da Oji Papéis Especiais. É uma produção da Doc & Outras Coisas e realização da Ecofalante, do Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura e do Governo Federal.

Fundada em 2003, a Ecofalante é uma organização da sociedade civil que tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento sustentável por meio da educação e da cultura.



COMPARTILHE


NOTÍCIAS RELACIONADAS