Promoção - EU QUERO IR AO SUMMER BREEZE 89

Inteligência artificial jamais substituirá criatividade humana, diz Perry Farrell

Redação 89

Inteligência artificial jamais substituirá criatividade humana, diz Perry Farrell imagem divulgação

Perry Farrell, líder do Jane´s Addiction e cofundador do Lollapalooza, foi o convidado da mais recente edição do podcast “Side Jams With Bryan Reesman” (AQUI). O músico debateu inúmeros assuntos no episódio, mas o destaque ficou por conta de sua opinião a respeito da tendência de utilização de recursos que trabalham com inteligência artificial na produção musical.

“Essa tecnologia está chegando, cara, porque vai substituir um monte de empregos. O conceito de Ray Kurzweilé chamado de singularidade. Ele acredita que eventualmente as máquinas assumirão e farão tudo pelo homem. Você ouve isso e diz, ‘Espero que não’. Mas motoristas de transportadoras estão sendo substituídos por carros robóticos, inteligência artificial. E eles [empresas que criam IA] estão começando a escrever música. Eles estão usando supercomputadores do Google e estão alimentando lá coisas de Frank Sinatra, Elvis ou Beatles”, comentou Farrel.

Ele acrescentou: “Há uma longa lista de produtores falando para um supercomputador: ‘Escreva uma música agora usando todas as informações que ouviu’… Um engenheiro amigo meu estava me mostrando tudo isso, e também me dizendo que o que é incrível sobre inteligência artificial é que você essencialmente alimenta o computador [com informações], e então você pede para ele pesquisar, aprender, e então ele começar a te apresentar uma maneira mais rápida, uma maneira mais fácil… mais perfeita de fazer isso”.

Embora a tecnologia consiga lapidar produções de forma muito rápida e precisa, Farrell acredita que isso não é tudo quando você está criando música. “Minha observação é que eles nunca vão substituir um ser humano porque os seres humanos não são perfeitos. Nós somos descolados”, disse o músico, explicando que a imperfeição é algo incrível: “Por que gostamos de ouvir essas pequenas imperfeições como Joy Division, Bob Dylan, Lou Reed, Iggy [Pop]? Por que somos atraídos por eles? Porque imperfeições tornam as pessoas únicas. E se a gente nascesse perfeito, o sistema de vida não funcionaria”.

Neste último fim de semana, Perry Farrell lançou a canção “Mend”, novo single de seu projeto intitulado Kind Heaven Orchestra, que conta com participações de Taylor Hawkins, do Foo Fighters, Elliot Easton, do The Cars, e David Bryan, do Bon Jovi. Utilize o player abaixo e curta um bom som produzido por humanos:



COMPARTILHE


NOTÍCIAS RELACIONADAS