Promoção - EU QUERO IR AO SUMMER BREEZE 89

Nirvana e os 30 anos da gravação de “Nevermind”

Redação 89

Nirvana e os 30 anos da gravação de “Nevermind” imagem divulgação

Há exatos 30 anos, em 2 de maio de 1991, o Nirvana iniciava as gravações do álbum Nevermind no Sound City Studios em Los Angeles, na Califórnia. Era o primeiro de 16 dias em que a banda estaria totalmente focada em seu segundo trabalho de estúdio.

Com um orçamento de 65 mil dólares, os caras convidaram Butch Vig como produtor visando buscar uma sonoridade mais agressiva dentro de um estúdio com uma rica história musical, que já havia registrado trabalhos icônicos de nomes como Fleetwood Mac e Johnny Cash.

O som alcançado na gravação de Nevermind é uma combinação da disposição de microfones no estúdio onde a banda tocou como se fosse uma apresentação ao vivo com a eficiência de uma lendária mesa de mixagem criada pelo engenheiro Rupert Neve. Além disso, a energia dos integrantes do Nirvana foi fundamental em todo esse processo.

Numa entrevista para a Ultimate-Guitar em 2016, Butch revelou que ficou impressionado com o baterista da banda, Dave Grohl.  “A primeira música que eles tocaram foi ‘Smells Like Teen Spirit’. Eu ficava andando pelo estúdio pensando, ‘Oh meu deus. Isso soa bem pra cacete. Dave é um músico incrível. Realmente é. As pessoas perguntam, ‘Como você conseguiu aquela sonoridade em ‘Nevermind’?’ E 90% dela é Dave Grohl. Eu coloquei os microfones na bateria da forma que normalmente fazia e aquele estúdio, Sound City, é o que é. Mas a forma como Dave tocou é muito poderosa”.

A mixagem final de Nevermind foi realizada em agosto de 1991 no The Mastering Lab em Hollywood, na Califórnia. O álbum foi lançado em 24 de setembro daquele ano e, como sabemos, redefiniu a história do rock a partir dos anos 90.

O disco Nevermind já vendeu mais de 30 milhões de cópias em todo o mundo desde o seu lançamento e ainda hoje traz temas contemporâneos sobre angústia e regras sociais.

No player abaixo você ouve Nevermind remasterizado na íntegra:

Neste vídeo, Butch Vig dá detalhes da produção da faixa “Smells Like Teen Spirit”:

Abaixo, você vê Dave Grohl falando sobre a importância da lendária mesa Neve, na qual o Nirvana gravou Nevermind, e que foi comprada por ele há 10 anos.



COMPARTILHE


NOTÍCIAS RELACIONADAS