Promoção - EU QUERO IR AO SUMMER BREEZE 89

Há 30 anos o Nirvana estreava “Smells Like Teen Spirit”

Redação 89

Há 30 anos o Nirvana estreava “Smells Like Teen Spirit” imagem divulgação

Há exatos 30 anos, em 17 de abril de 1991, o Nirvana se apresentava no OK Hotel, em Seattle, e estreava uma nova canção chamada “Smells Like Teen Spirit”.

O show foi marcado de última hora com o objetivo de juntar uma grana para sessão de registro do álbum Nevermind, que ocorreria no mês seguinte, em Los Angeles.

A música de um riff aparentemente simples, que cresce até explodir em um refrão de revoltas, ainda estava crua, inacabada, mas a faixa que teria a capacidade de definir o rock ao longo da década de 90 acabava de ser apresentada.

Ela entrou para finalizar o setlist antes do bis da banda. Foi a décima sétima canção depois do Nirvana apresentar coisas como “Polly”, “Love Buzz”, “About a Girl” e “Breed”.

Com produção de Butch Vig, “Smells Like Teen Spirit” foi gravada em maio de 1991, no estúdio Sound City, de Los Angeles. Foram três passagens da canção em um take só, o segundo deles foi aproveitado para o disco. É o clássico que a gente conhece.

Lançada em 10 de setembro de 1991 como single de estreia de Nevermind, a música entraria na programação das rádios americanas por pura insistência dos ouvintes e seu clipe, que mostra o grupo em um concerto em ginásio de escola, dirigido por Samule Bayer, viraria febre na MTV. Estava escrito um capítulo importantíssimo da história do rock.

No player abaixo você confere a primeira vez de “Smells Like Teen Spirit”:



COMPARTILHE


NOTÍCIAS RELACIONADAS