Cientistas transformam teias de aranha em música

As aranhas têm pelos minúsculos em seus corpos e pernas que podem detectar qualquer vibração em sua teia que indica que alguns alimentos foram capturados. Um grupo de cientistas se perguntou se essas estruturas delicadas poderiam dizer mais sobre o comportamento dos aracnídeos e criaram uma realidade virtual audiovisual que converte as vibrações de uma teia em sons. E eles acabaram descobrindo música!

“A teia pode ser vista como uma extensão do corpo da aranha, na medida em que ela vive dentro dela, mas também a usa como um sensor”, diz Markus Buehler, do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, em declaração reproduzida pelo New Scientist.

O cientista, que apresentou o trabalho em uma recente reunião virtual da American Chemical Society, acrescenta: “Quando você entra no mundo da realidade virtual e mergulha dentro da teia, é capaz de ouvir o que está acontecendo e permite que você entenda o que vê.”

Devido às diferenças no comprimento e tensão de cada fio da teia de uma aranha, eles emitem uma frequência diferente quando tocados e podem até ser usados para enviar sinais ou se comunicar com outras aranhas quando a dona da teia toca nos fios. Os cientistas estudaram um exemplar tropical (Cyrtophora citricola) e identificaram a frequência vibratória de cada fio através de seu tamanho e elasticidade, em seguida, converteram essas frequências em sons que podem ser ouvidos pelos humanos.

A equipe tomou algumas decisões artísticas, como usar um sintetizador com sonoridade de harpa para traduzir os sinais sonoros das aranhas para nós. A experiência de música de aranha, que é bastante relaxante, pode ser conferida no player abaixo:

This post was last modified on 14 de abril de 2021 12:03

Redação 89: